Principais sintomas
A aura de enxaqueca caracteriza-se por fenômenos sensoriais (portanto envolvendo sentidos como por exemplo a visão) e/ou motores (portanto envolvendo o movimento dos músculos) temporários, durando 15 a 60 minutos normalmente.
Confira nossas dicas!
Cefaleia em salvas Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos. Um dos olhos é acometido de uma dor muito forte, que pode ser percebida tanto na órbita quando no fundo dos olhos.
Já na enxaqueca, a dor de cabeça é um dos sintomas, ao lado de tontura, enjoos, sensibilidade à luz, entre outros, e tem origem em um defeito genético. Alguns fatores desencadeiam as crises de enxaqueca, como estresse, sono, jejum, período menstrual e determinados alimentos.
A ressonância magnética (RM) do crânio ou craniana (cabeça) é um exame com excelente acuidade diagnóstica na avaliação do encéfalo, muito importante no estudo de diversas patologias.
Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar. Geralmente tais exames não são necessários, cabendo ao profissional médico julgar, sendo portanto a consulta fundamental.
Já o diagnóstico de enxaqueca crônica requer dor de cabeça por 15 ou mais dias no mês, durante ao menos três meses, sendo que em pelo menos oito dos quinze dias com dor se tenha sintomas de enxaqueca.
Possíveis causas Auto-medicação relacionada com o uso excessivo de analgésicos; Problemas reumatológicos ou ortopédicos; Problemas psiquiátricos, como depressão ou ansiedade; Consumo exagerado de cafeína e derivados.
Principais remédios para enxaqueca. Os remédios para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise.
Por ser um medicamento com propriedades calmantes e sedativas, a amitriptilina é indicada para tratamento de dores, como a enxaqueca. Assim, o antidepressivo influi nos receptores da serotonina, diminuindo a sua receptação.
A cefaléia é sim um efeito colateral bastante comum no início do uso da sertralina! Geralmente os efeitos colaterais iniciais diminuem nas duas primeiras semanas após início do uso da medicação!
Tonopan era uma associação de diidroergotamina (vasoconstritor) e cafeína; atualmente essa associação você encontrada somada ao paracetamol (parcel) e mais frequentemente à dipirona (cefaliv, migraliv, enxaq).