A B3 está funcionando desde março de 2017 e é a responsável pela movimentação das ações no país, atuando diretamente como a bolsa de valores nacional. Ela age como uma espécie de mercado, onde ao invés de vender mercadorias, o que está sendo comercializado são títulos e ações.
A B3 S/A – Brasil, Bolsa, Balcão é a bolsa de valores oficial do Brasil. A B3 surgiu em 2017, após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).
É só acessar o site da BOVESPA e clicar em produtos. Em seguida, abra a janela da renda variável (afinal estamos falando de ações). Selecione ações e depois empresas listadas. Aí, fica fácil!
A carteira atual do Ibovespa, válida de janeiro a abril de 2019, é composta por 65 ações, de 61 empresas, pois Bradesco, Eletrobras, Gerdau e Petrobras aparecem com dois tipos de papéis: ordinárias (ON) e preferenciais (PN).
Na bolsa brasileira, os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número. Para identificar essas siglas, é só procurar uma lista disponível no home broker da corretora. Caso o objetivo seja comprar ações da Petrobras , por exemplo, é preciso encontrar o código de ação correspondente à empresa.
Quais empresas fazem parte do novo mercado?
Para fazer parte das empresas listadas na Bolsa de Valores, a companhia precisa realizar a abertura de capital junto à B3, com aprovação da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Ao fazer a abertura de capital, a empresa escolhe o seu segmento de listagem, de acordo com os seus objetivos e a característica do negócio.
Para declarar sua posição de BDRs na ficha Bens e Direitos não será necessário entrar com o campo CNPJ visto que a empresa relacionada à BDR é uma empresa estrangeira. Portanto, pode deixar este campo em branco (00).