Procure um mastologista se houver dermatite com coçeira, vermelhidão, sangramento e irritação da pele ao redor do mamilo, especialmente unilateral. Pode ser uma forma rara de lesão malígna conhecida por Paget e deve ser biopsiada e removida por cirurgia sempre mais abrangente.
As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que ocorrem na mama devido a um processo degenerativo das células mamárias.
Nem toda retração da pele é sinal de câncer. As infecções mamárias e cicatrizes podem provocar retração da pele. Mas em caso de retração, o câncer tem sempre que ser descartado, mesmo que você não sinta nódulos e não tenha descargas papilares. Converse com o seu médico.
A retração do mamilo (afundamento) pode ser sinal de doença na região central da mama. Se a retração ocorreu recentemnete, procure seu médico para o correto diagnóstico. A saída de líquido pelo mamilo pode ser um sinal de alerta!
Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja. Coceira frequente na mama ou no mamilo. Formação de crostas ou feridas na pele junto ao mamilo.
Descarga ou derrame papilar é a saída de secreção através da papila mamária, quando não associada à gravidez e à lactação (descarga papilar fisiológica). É o sintoma mais freqüente, depois do nódulo e da dor mamária, constituindo cerca de 7% das queixas das pacientes.
Os papilomas de Intraductal são um grupo de tumores benignos do peito que provêm do epitélio dos canais lactiferous (isto é, um sistema que ligue os lóbulo da glândula mamário com a ponta do bocal). A incidência destes muda é baixa e geralmente na escala de 2 a 3%, afetando mulheres entre 30 e 77 anos de idade.