A importância do vapor d'água e dióxido de carbono em manter a atmosfera aquecida é bem conhecida em regiões montanhosas. ... As nuvens, assim como o vapor d'água e o , são bons absorvedores de radiação infravermelha (terrestre) e tem papel importante em manter a superfície da Terra aquecida, especialmente à noite.
A distribuição da radiação sobre o planeta Os valores mais altos de radiação próxima ao solo foram registrados em alguns desertos, onde observaram-se medidas de 220 kcal/(cm2/ano). Os valores mínimos foram registrados nos polos, onde há estimativas inferiores a 80 kcal/(cm2/ano).
5 atitudes sustentáveis para combater o aquecimento global
Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel. Dê preferência a carros a álcool.
Ou seja, não é verdade que a Terra somente receba energia na forma de radiação pois ela também PERDE energia na forma de radiação infravermelha ou radiação térmica. Assim sendo, acaba por haver um equilíbrio entre a radiação efetivamente absorvida e a radiação reemitida na faixa de infravermelho.
A terra absorve a radiação solar durante o dia, a retem como calor e este calor é refletetdo à noite como radiação de ondas longas( infra vermelha). A radiação (calor) refletida pela terra é então absorvida pelo vapor d'agua e gás carbônico contidos na atmosfera. Isto aquece o ar e nos dá conforto térmico.
Muitos dos ecossistemas de nosso planeta estão sob risco de mudanças radicais que podem matar os biomas naturais. Com um aumento da temperatura global do planeta em 2°C, cerca de 13% da terra, da tundra às florestas, sofreriam com essas mudanças, significando desequilíbrios irreversíveis em suas floras e faunas.
A principal consequência, até agora, parece ser a alteração na atmosfera da Terra. ... O aumento da temperatura da Terra tende a provocar o aumento do nível dos oceanos porque o calor irá provocar a expansão térmica das moléculas de água.
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
A erosão química é a perda de matéria em uma paisagem sob a forma de solutos. ... Envolve todos os processos químicos que ocorrem nas rochas. Há intervenção de fatores como água, compostos biológicos e reações químicas da água nas rochas.