O desenvolvimento do bebê acontece por fases em que o bebê adquire novas habilidades, como sentar sozinho, usar gestos e dar os primeiros passos, podendo mudar a forma como interage com as pessoas e o ambiente em que vive.
Brincar permite ao bebê estabelecer relações afetivas e aprender sobre si e o mundo. Por isso é essencial que nos momentos de interação mãe-bebê ou cuidador-bebê, estes lhe dirijam uma palavra, cantem e nomeiem ao bebê o que ele vê, escuta e, supostamente, sente. Aos poucos, é possível perceber quais são suas preferências e os limites entre a brincadeira gostosa e seu excesso (que leva ao desinteresse, cansaço ou estresse).
A repetição de uma mesma brincadeira, nessa etapa do desenvolvimento, é uma constante. Ela ajuda os bebês a aprimorar habilidades motoras e desenvolver aspectos cognitivos, como o aprendizado de relação entre uma ação e sua consequência (causa-efeito). Aqui, amar uma bola que rola de um canto a outro ainda não define nenhum jogador(a) de futebol!
Importante também dizer que, apesar de ser uma evolução do brincar que acompanha todas as dimensões do desenvolvimento infantil (cognitiva, social-moral, afetiva-emocional, físico-motora), tudo vai acumulando e sendo uma somatória. Isso significa que uma criança de seis anos continua se interessando em explorar as funções dos objetos e ainda está completamente envolvido nas brincadeiras de faz de conta.
Com 3 meses, o bebê normalmente já fica com as mãos abertas a maior parte do tempo e está aprendendo a agarrar objetos. Também já consegue levar as mãos à boca, se apoiar sobre os braços e é mais comunicativo, tentando imitar expressões faciais, sons e gostando de brincar. Entenda melhor como é o desenvolvimento do bebê com 3 meses.
5. Desenvolver a criatividade e imaginação Criar um castelo com lençol apoiado nas cadeiras ou usar uma escova de cabelo como microfone faz com que o seu filho estimule a criatividade. Para desenvolver essa habilidade nos seus filhos, você não precisa de muito. Eles conseguem transformar potes, galhos ou qualquer outro objeto em brinquedos.
É recomendado ir ao pediatra regularmente para verificar se o bebê está ganhando peso adequadamente, crescendo bem e desenvolvendo suas habilidades dentro do tempo esperado.
Entrando na fase do mexe-em-tudo, inicia-se também a fase do não proferido pelo adulto. Como forma de proteger a criança dos perigos que a cerca, é bastante comum seu cuidador dizer “não mexa aí”, “aí não pode”, ao invés de acompanhá-la em suas explorações, explicando-lhe o que a impede de explorar aquilo que lhe desperta atenção.
Rapidamente, o recém-nascido ganha tónus muscular e coordenação. Se movimentar uma bola pequena em frente do bebé, a mais ou menos 35 cm dos seus olhos, ele fixa-a lentamente e segue-a com o olhar. Isto significa que o bebé já responde com uma atividade motora adequada para seguir um objeto. De uma forma geral, o recém-nascido responde com entusiasmo ao rosto e à voz dos pais e é muito sensível ao toque, aos sons e aos estímulos visuais.
O bebê de 4 meses pode tentar sorrir, se mexer e olhar para uma pessoa para ganhar atenção e emitir barulhos parecidos com risadas quando brincam com ele. Nesta fase do desenvolvimento, também é esperado que bebê consiga sentar com apoio, sustentando a cabeça, por exemplo. Veja mais sobre o desenvolvimento do bebê com 4 meses.
Participar das atividades da criança em toda a infância ajuda a formar seu caráter e a desenvolver melhor as habilidades emocionais, físicas e psicológicas. E também vai fazer um bem imenso para você!
Sente fome, frio, sono, incomoda-se com o banho ou a roupa que lhe toca a pele. Mas também precisa de aprender a chamar a atenção dos pais. Só assim consegue ser alimentado e receber todos os cuidados de que necessita. Para o fazer, chora. Muitos especialistas recomendam não usar a chupeta para acalmar o bebé até a amamentação estar bem estabelecida.
Apresentar o espelho também é uma boa dica. Mesmo que ele ainda não saiba que a imagem é ele. Outras dica é permitir ao bebê observar o balanço e a sombra de folhagens, o movimento do ventilador de teto e móbiles é uma ótima opção.
Além disso, nesta fase do desenvolvimento é comum o bebê tentar usar objetos, como copos, livros e telefones, da mesma forma que adultos e entender comandos e gestos quando usados juntos. Saiba mais detalhes do desenvolvimento do bebê de 15 meses.
Os bebés são seres verdadeiramente extraordinários. Ao nascer, vem equipado com uma série de competências e reflexos automáticos que lhe permitem adaptar-se a um mundo completamente novo e hostil. Estes reflexos vão desaparecendo e são substituídos por diferentes ações controladas pelo cérebro.
Nessa idade já é possível colocar o bebê para brincar livremente no chão. Ele deve ser colocado de costas, com objetos ao seu lado ou pendurados por cima dele. Paninhos, argolas, potinhos, chocalhos, refletores de imagem e mordedores com texturas diferentes e cores contrastantes são os brinquedos mais indicados para esta faixa etária. Livros com imagens simples, de plástico, tecido ou capa dura, também costumam agradar os bebê.
Uma das coisas mais divertidas e lúdicas da infância é brincar. Na maioria das vezes, isso pode pesar no bolso dos pais, que querem sempre dar os melhores brinquedos para os seus filhos. Mas e se esses brinquedos, além de não custarem nada, ainda fossem sustentáveis e desenvolvessem a coordenação motora e a diversão de fazer os próprios brinquedos? Quer saber como isso é possível?
Crescendo um pouco mais, em torno de três e cinco anos, as crianças começam a ter um grande prazer em não só imaginar, mas também concretizar suas ideias na construção de castelos, cidades, aviões, carros e tudo mais que conseguirem com as peças ou blocos de montar, por exemplo. Isso porque já se sentem competentes para nomear, criar e representar seus desejos por meio dos objetos. Desde tocos ou peças de madeira, caixas de diferentes tamanhos, papelão, etc. até peças de encaixe que são comercializadas.
Sorrir e falar com o bebé são formas de estimular os seus sentidos e favorecer a comunicação. Gradualmente, o bebé começa a interagir e a responder com intenção às “provocações” dos pais.
Com 5 meses de idade, o desenvolvimento do bebé é notável. Nesta fase, o seu próprio corpo e o mundo são verdadeiros desafios para os sentidos. Consegue virar-se e rolar, nunca o deixe sozinho num local onde possa cair e tenha atenção às peças pequenas dos brinquedos.
Um ambiente rico, estimulante e afetuoso, permite construir uma estrutura emocional sólida e equilibrada. Ao mesmo tempo, a criança desenvolve a confiança e curiosidade necessárias para descobrir o mundo.
O bebé aos 6 meses de idade, entra numa nova fase com a introdução de novos alimentos na sua dieta. O sistema digestivo, pouco desenvolvido ao nascer, apresenta agora todas as capacidades funcionais para lidar com alimentos que não o leite. Por outro lado, o bebé precisa de novas fontes de nutrientes que lhe dão a energia necessária para crescer e brincar.
A indicação são:
Em sua maioria, os brinquedos pedagógicos são jogos com regras claras, demandando explicações e orientações para que os pequenos possam brincar e interagir. Alguns exemplos são os jogos como dominó, jogo da memória, material dourado e jogos com letras e números.
Além dessas, segundo o ICCP (Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo), a partir de 1981, os brinquedos são classificados da seguinte forma: funcionais, experimentais, de estruturação e de relação. Podem ser considerados funcionais à medida que se adaptam ao corpo da criança, tanto pela forma como pelo tamanho.
Tabela de Comparação dos Melhores Brinquedos Educativos (0 a 1 Ano)
Paninhos, argolas, potinhos, chocalhos, refletores de imagem e mordedores com texturas diferentes e cores contrastantes são os brinquedos mais indicados para esta faixa etária.
Chocalho e mordedores Ao escolher os brinquedos para - bebê de 0 a 12 meses, fique atento a suas necessidades! A partir dos 4 meses, os chocalhos pequenos, mordedores, bonecos de vinil e bolas de diferentes texturas são indicados para ajudar no desenvolvimento nesta fase.
Para Bebês com Menos de 6 Meses: Desenvolvendo os Sentidos Assim, dê preferência a brinquedos educativos macios e sonoros. Opte sempre pelos brinquedos musicais e que podem ser colocados no berço, chocalhos, mordedores e móbiles.
BRINQUEDOS PARA BEBÊ DE 6 MESES
Dito isto, vamos às 10 ideias de brincadeiras para bebês de 6 a 12 meses!
Como estimular o bebê
O bebê com 6 meses já começa a brincar de esconder seu rosto com uma fralda. Além disso, o bebê aos seis meses já tenta vocalizar vogais e consoantes e os pais devem falar com ele com linguagem adulta e não com palavras no diminutivo.
Não precisa restringir a brincadeira! Sempre que manusear o bebê, converse com ele, chame-o pelo nome, explique o que está fazendo, fale sobre os movimentos dele, nomeie os objetos, sensações, partes do corpo. Tente caprichar nas expressões faciais. Veja como ele presta atenção em você
Crise dos 6 meses Os sinais de crise são choro excessivo, alterações no sono e no humor, a criança não tem muito apetite e pode ficar mais carente e irritada.
O que é a crise dos 6 meses do bebê? A crise dos 6 meses do bebê pode começar entre os 5 e 6 meses, e também é chamada de crise da formação do triângulo familiar.
Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo porém se estender por até 6 semanas. O bebê chora mais, apresenta mudanças extremas de temperamento e quer mais atenção e colo. Consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo e colocá-lo na boca, passá-lo de uma mão para outra.
Todos os bebês tem momentos, que podem durar dias, em que ficam mais agitados, nada acalma, querem mamar o tempo todo e só querem colo. Isso é normal para a maioria dos bebês, que passam por saltos de crescimento, cólica do bebê, dentes nascendo e mesmo momentos em que exigem de nós maior atenção.
As melhores maneiras de acalmar um bebê agitado
Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.
Quando ainda é bem novinho, o bebê costuma “gritar” simplesmente para treinar as cordas vocais e reconhecer os limites da própria voz. Pode ser, então, que não esteja querendo dizer absolutamente nada! De qualquer forma, não há motivo para entrar em pânico.
O bebê está aprendendo novas formas de se comunicar e poderá balbuciar, sorrir e gritar. Ele também começa a responder aos sons que você emite e olha para a sua boca enquanto fala. Além disso, chora de maneiras diferentes para expressar fome, cansaço ou dor.
Os estímulos do mundo às vezes são demais para os bebês. Um dia cheio de visitas e atividades pode deixar o bebê muito excitado, e ele tem dificuldade para "desligar". O excesso de estímulo - luzes, barulho, passar de colo em colo - pode deixá-lo inquieto. O bebê fica difícil no fim do dia ou quando a casa está cheia.
Sentimentos como ansiedade são comuns principalmente nos primeiros meses de vida do bebê ou até que o pediatra chegue ao diagnóstico que o filho tem alta necessidade. Mas com o passar dos anos a criança aprende a se distrair e se divertir com as outras e a mãe a passa a não ser mais o centro da atenção.
5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda
Por exemplo, você pode dar um banho quente no seu filho, ler uma historinha para ele, cantar uma canção de ninar ou fazer uma massagem. Escolha duas ou três atividades e faça-as todos os dias na mesma ordem e no mesmo horário, para que o seu bebê comece a associá-las ao momento de dormir.
O calman é um composto fitoterápico (passiflora, crataego e salix alba). Na bula da medicação, não constam riscos, seja em adultos ou bebês, de algum efeito colateral ou adverso importante.