Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, mas ainda assim apresentam significados completamente divergentes. Você que estuda o significado das palavras, sabe o que é homonímia?
Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo). Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.
Palavras homófonas
Questão 3. São exemplos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente: I. chácara e xácara.
Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.