Corrida regenerativa é uma expressão usada para referir-se aos treinos mais leves, de baixa intensidade e de distâncias curtas. ... Variar treinos de corrida é importante tanto para melhorar o desempenho, aptidão física, condicionamento, técnica, força e resistência muscular, quanto para evitar lesões.
A maioria dos treinadores e corredores de elite sugere uma semana de folga depois de uma maratona, podendo fazer trotes leves ou até mesmo caminhadas. Depois de uma semana de folga, o treinamento deve ser muito leve por duas semanas pós-corrida.
Dicas para ter uma boa recuperação pós-corrida entre 10 e 15km. Faça uma recuperação ativa no dia seguinte ao evento: 1 hora de ciclismo, caminhada ou piscina ou ainda 30 minutos de jogging. Isso vai ajudar você a se recuperar melhor e especialmente mais rápido, promovendo a vascularização.
Estima-se que iniciantes em corrida precisam de cerca de 15 semanas de treinamento para se preparar mental e fisicamente para uma maratona. São 15 semanas – centenas de horas e quilômetros – para então correr 42,2 km em cerca de 4h30 (o tempo médio mundial para maratonas).
1. Fazer preparação física
11 dicas: como treinar para uma Maratona
Correndo quatro vezes por semana, durante cerca de quatro meses, dá para ficar pronto para a prova. “Geralmente, a duração das atividades é de 50min a 1h10 durante a semana, e de 90min a 3h30min horas no sábado ou domingo”, explica Darlan. Obviamente, o longão é o treino mais importante de um maratonista.
Os requisitos específicos variam de acordo com a maratona, mas no geral é preciso percorrer de 25 a 40 km e já ter participado de corridas mais distante (de 5 a 10 ou 20 km) antes. Se você não está acostumado a correr longas distâncias, consulte um médico antes de adotar um programa de treino novo.
O que comer antes da maratona
1 – Hipertrofia e recuperação pós-treino: zinco, vitamina C, vitamina D, tiamina, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e cobre; 2 – Resistência e energia: vitamina B12, tiamina, sódio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, niacina, ácido pantotênico e riboflavina.