(Hidrâmnios) Polidrâmnio é líquido amniótico excessivo; ele está associado a complicações maternas e fetais. O diagnóstico é por medição ultrassonográfica do líquido amniótico. Distúrbios maternos que contribuem para polihidrâmnio são tratados.
Polidrâmnio corresponde ao aumento do volume de líquido amniótico, o que pode acontecer devido ao aumento da produção desses líquido como consequência de doenças de diabetes gestacional, por exemplo, ou ser devido à incapacidade do bebê para absorver e engolir o líquido nas quantidades normais.
As causas de perda de líquido amniótico nem sempre são conhecidas. No entanto, isso pode acontecer devido a quadros infecciosos genitais, sendo, por isso, recomendado consultar o obstetra sempre que surgem sintomas como queimação ao urinar, dor genital ou vermelhidão, por exemplo.
Alterações hormonais O corrimento branco na gravidez acontece normalmente devido às alterações hormonais típicas desse período, não sendo motivo de preocupação para a mulher. Além disso, é normal que à medida que o útero é pressionado de acordo com o desenvolvimento da gestação a mulher note maior volume de corrimento.
Quando a gestação atinge o termo (37 semanas) e nas semanas seguintes, geralmente associado a algumas contrações uterinas, pode começar a haver um corrimento mais abundante branco ou transparente, mucoso ou gelatinoso, o rolhão mucoso.