Em 1980, o preço mais baixo das matérias-primas e o aumento das taxas de juros nos países industrializados levou a uma fuga de capitais, que provocou uma depreciação maciça das taxas de câmbio, aumentando a taxa real de juros da dívida, situação agravada pela presença de burocracias excessivamente grandes ou colapso ...
Foi nessa década que surgiram o Plano Verão, Plano Bresser e Plano Cruzado. No entanto, todas essas tentativas não obtiveram sucesso. ... O final da década de 80 foi marcado também pelo fim da Guerra Fria e pela ampliação do processo de abertura da economia brasileira que se alinhou ao Consenso de Washington.
A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.
A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.
Palavras-chave: ajuste fiscal, dívida pública, déficit público, privatização. O Plano Real e a estabilização das taxas de inflação foram, sem dúvida, os principais eventos na seara econômica no decorrer da década de 90.
No Brasil. Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento dos "caras-pintadas" e pedirem seu impeachment.
Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram.
As políticas sociais e econômicas neoliberais objetivam reduzir o âmbito de ação das instituições públicas e ampliar os campos de investimento privado em áreas rentáveis, sob o argumento de liberar o Estado para o cumprimento de suas funções sociais.
Resposta: A partir da década de 90 a assistência social mudou suas estratégias, o que representou um grande desenvolvimento. Explicação: A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
A mudança no consenso que ocorreu durante as décadas de 1970 e 1980 em prol das teorias econômicas e políticas neoliberais, é considerada por alguns estudiosos como sendo a raiz da financeirização da economia que culminaria com a crise de 2008.
O Brasil, após um regime político autoritário e fechado, e economicamente de um regime de desenvolvimento autárquico, voltado para dentro, passou por um rápido processo de transição para a abertura econômica e comercial, iniciado na virada da década de 90.
A economia do Brasil se tornou mais rápida, facilitando a saída da crise. A abertura econômica atraiu inúmeras indústrias para o Brasil e assim gerou grande oferta de emprego, bem como escolas técnicas para preparar a mão de obra das pessoas, fazendo com que também aumentasse o número de pessoas empregadas.
Hoje, o Brasil é realmente um modelo mundial de controle de finanças e tem muito respeito de todo o setor financeiro. O País não é mais visto como um milagre, mas como fruto de uma política macroeconômica consistente. O grande desafio, agora, é administrar as oportunidades abertas ao País.
Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. ... Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil.
Por ser um país integrado a economia mundial capitalista e com conexões culturais com diversos países do mundo, o Brasil está participando atividade do mundo globalizado. O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, ou seja, nosso país vende e compra produtos de diversos tipos para diversas nações.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Resposta. Os elementos que evidenciam que o Brasil vivencia a globalização são a adoção de tecnologias globais na medicina e nas indústrias e a rápida comunicação e propagação de notícias nacionais e internacionais. Atualmente, o Brasil e todo o mundo, vivem um importante momento de globalização.
Resposta: 1-Um fenômeno de integração cultura, política e econômica na escala mundial. 2-O neoliberalismo, a privatização de empresas estatais e a abertura para o capital externo.
Econômicas. A globalização se caracteriza pela união do mercado mundial através de blocos econômicos e a desaparição das fronteiras comerciais entre seus membros. Com isso, se verifica o aumento da concorrência econômica e do nível de competição, com a consequente exploração da mão de obra.
A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
Para entender o que é globalização, é necessário saber como ela surgiu. A origem deste fenômeno aconteceu no século XV, no período mercantilista. ... Com o avanço da tecnologia, principalmente dos sistemas de comunicação e informática e o advento da internet, a globalização é cada vez mais intensa.