O partido liberal formou um partido chamado partido da praia, esse grupo liderou a revolta e tinham como objetivo o voto livre e universal, a liberdade de imprensa, a extinção do poder moderador e outros. A revolta foi duramente repreendida pelas forças do império.
Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o Manifesto ao Mundo. Neste documento, os praieiros reivindicavam: - Independência dos poderes e fim do poder Moderador (exclusivo do monarca);
Resposta. A Revolução Praieira foi derrotada pelas forças oficiais no começo de 1850. Muitos revoltosos foram mortos durante os combates com as forças oficiais. Os líderes e demais participantes foram presos e julgados, embora os líderes tenham sido anistiados no ano seguinte.
Liderada por Pedro Ivo Veloso da Silveira, a revolta ocorreu na província de Pernambuco, no final do período do Brasil Império (1822-1889) durante o Segundo Reinado (governo de Dom Pedro II), entre os anos de 1848 e 1850.
O Partido Praieiro surgiu como uma dissidência nascida no interior do Partido Liberal por causa da influência que a família Cavalcanti tinha entre liberais e conservadores em Pernambuco. ... Essa disputa dos praieiros contra os conservadores, sobretudo como oposição aos Cavalcanti, ganhou um novo contorno a partir de 1845.
A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e 1850. Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. ... Este veto provocou uma revolta em determinado grupo de políticos liberais de Pernambuco.
Os anos de 1845 e 1846 foram de péssimas colheitas, desencadeando uma crise agrícola em todo o continente. A crise agrícola iniciou-se em Flandres e na Irlanda, com as péssimas colheitas de batatas. Na Europa Ocidental, a má colheita de trigo desencadeou em 1846 uma série de revoltas camponesas.
Revolução Francesa de 1848, às vezes conhecida como a Revolução de Fevereiro, foi uma onda de revoluções em 1848 na Europa. Na França, os eventos revolucionários encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa.