ª Fase do Modernismo. A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
Sua entrada causou polêmica pelas diferenças da arte europeia. Isso aconteceu porque a primeira fase do modernismo quebrou as regras da cultura tradicional impostas por valores estrangeiros, trazendo uma arte mais brasileira, realista, de humor satírico e sem preocupação com a linguagem coloquial.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
→ Principais autores e obras
Principais representantes brasileiros do Pré-Modernismo e do Modernismo
Primeiro Modernismo Oswald de Andrade (1890-1954) - obras principais: Memórias sentimentais de João Miramar, 1924 (romance); Manifesto Pau-Brasil, 1925; Poesia Pau-Brasil, 1925; Manifesto Antropófago, 1928; Serafim Ponte Grande, 1933 (romance); O rei da vela, 1937 (teatro).
Abaporu
Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”.
Grupo dos Cinco
Valor é o maior já pago por uma pintura no Brasil Em apenas 15 minutos e 19 lances, a tela A Caipirinha, de Tarsila do Amaral (1886-1973), foi vendida por R$ 57,5 milhões, um novo recorde para a arte brasileira. Foi o maior valor já pago por uma obra em venda pública no Brasil.
Anita Malfatti: obras e biografia
A seguir, confira dez importantes obras modernistas de Tarsila que apresentamos por ordem cronológica.
Resposta. Explicação: o quadro causa a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).
Ao trabalhar personagens sociais, Tarsila do Amaral criou obras com personagens espelhados no proletariado brasileiro, no trabalhador do país. Isto fica claro em pinturas como Operários (1933). Em Operários (1933), Tarsila do Amaral retrata os trabalhadores de uma fábrica.
Resposta: Na obra " A Cuca" podemos observar a representação de alguns animais como um sapo, um inseto ( que aparenta ser uma centopeia ), além de outros 2 bichos. Também vemos um lago/riacho e algumas plantas e vegetações diferentes.
A Cuca é representada por uma velha bruxa, com cabeça de jacaré, que assusta e rouba as crianças travessas que desobedecem aos pais. A lenda da Cuca originou-se da lenda europeia "Coca", que também assustava as crianças.
Resposta:cachorro, pássaro, sapo e lagarta.
Bolo de tabuleiro com farofa surgiu na região da Silésia e foi levado para o sul do Brasil por imigrantes. Com massa fermentada de pão e cobertura de farofa crocante, o streuselkuchen é tão popular na Alemanha quanto no sul do Brasil, onde é conhecido como cuca. ...
A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes.
O que conta a lenda da Iara? A lenda da Iara foi criada pelo povo tupi-guarani. Eles contam a história de uma poderosa índia que, antes de virar sereia, vivia em uma tribo junto com a sua família, esbanjando beleza por onde passava.