Principais regras e fundamentos Chutar a bola para um jogador do mesmo time – passe; Passar pelo adversário dificultando o seu acesso à bola com movimentos rápidos e certeiros – drible; Fazer jogadas usando a cabeça – cabeceio. Aparar a bola com o corpo, sem a utilização das mãos – recepção.
Regras Básicas.
Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.
Sua origem é dos Estados Unidos. Cada jogador utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. E o contato físico voluntário é considerado falta.
O jogador que cobrar o tiro livre não pode tocar na bola antes que outro o faça. Todo tiro livre concedido a uma equipe defensora dentro de sua própria área de meta pode ser cobrado de qualquer lugar de dentro da área.
É marcado um Tiro de Meta quando: um jogador adversário invadir a área de gol o goleiro domina a bola em sua área de gol ou a bola esta parada dentro da área de gol um jogador adversário tocar a bola que está rolando ou parada dentro área de gol a bola sair pela linha de fundo, após ter sido tocada pelo goleiro ou por ...