Esses sinais surgem como consequência de processos internos e externos ao corpo, que podem ser amenizados com o uso do alho na pele, devido suas funções bactericidas e fungicidas. Amasse um dente de alho, misture a uma colher de café de óleo de coco e outra de sobremesa de vinagre de maçã, e aplique no rosto.
Essa é uma das lesões cutâneas que aparecem naturalmente com a idade. Por isso, são mais comuns a partir dos 40 anos. E tem um fator genético: há famílias que as apresentam em maior frequência. Mas vale destacar que, muitas vezes, o aparecimento está relacionado a sobrepeso, obesidade e diabetes tipo 2.
O método mais comum para a retirada é o “shaving”. “Nesse tipo de procedimento, as lesões são retirados com uma lâmina bem delicada, às vezes, com anestesia local ou creme anestésico.
A maioria dos calázios curam sozinhos, desaparecendo sem tratamento em cerca de 2 a 8 semanas. No entanto, se forem aplicadas compressas quentes 2 a 3 vezes ao dia durante cerca de 5 a 10 minutos, o calázio pode desaparecer mais rapidamente. Mas, é importante lavar sempre bem as mãos antes de tocar na região ocular.
Não existe maneira de prevenir o surgimento dos siringomas, porém, conforme forem surgindo as lesões, é possível removê-las através de um pequeno e rápido procedimento, realizado no consultório, geralmente envolvendo excisão cirúrgica, eletrocoagulação, lasers ou combinações de técnicas.
Muita gente só presta atenção nas pálpebras quando envelhece e elas ficam caídas. Porém, o aparecimento de uma verruga na região periorbitária, ou nas pálpebras, pode ser sinal de papiloma escamoso, um tumor benigno de pele que causa essas papilas (verrugas).