EQST

O Que A Tcnica Do DCD?

O que é a técnica do DCD?

Uma excelente técnica para essa finalidade e para o fortalecimento e liderança do Eu é o D.C.D. (Duvidar, Criticar, Determinar). Ela deve ser feita várias vezes ao dia, com coragem e emoção. Tudo que você crê o controla, duvide de tudo que você crê que o perturba.

Como proteger a emoção?

Deixo aqui 5 dicas para você proteger suas próprias emoções:

  1. Faça o silêncio proativo. ...
  2. Evite conversas que o façam ficar emocionalmente negativo. ...
  3. Prive-se de amizades que o condenem. ...
  4. Esquive-se de ver fotos nas redes sociais que possam provocar emoções de tristeza e ira. ...
  5. Poupe sua mente de lembranças de momentos ruins.

Qual a sigla do Código de Defesa do Consumidor?

Vide Código de Defesa do Consumidor.

Quando o consumidor é enganado?

Publicidade enganosa De acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma publicidade é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando traz uma informação falsa capaz de dar uma ideia diferente da realidade do produto ou do serviço ofertado.

O que diz o artigo 35?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são os conceitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor para disciplinar a qualidade dos produtos ou serviços?

Ao disciplinar a qualidade dos produtos ou serviços, o CDC introduziu três conceitos: fornecimento perigoso, defeituoso e viciado.

Quais os objetivos das normas e orientações estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor?

Reconhecido internacionalmente, o CDC visa estabelecer princípios básicos como proteção da vida, da saúde, da segurança e da educação relacionados ao consumo, tendo como objetivo determinar normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.

Onde conseguir um exemplar do Código de Defesa do Consumidor?

Código de Defesa do Consumidor - PROCON.

Quais os serviços públicos respondem ao Código de Defesa do Consumidor?

O acesso a serviços públicos eficazes e adequados, como luz, telefone e água são direitos básicos protegidos pelo CDC, o Código de Defesa do Consumidor.

Quais são os órgão de defesa do consumidor?

Os Procons são órgãos estaduais e municipais de proteção e defesa do consumidor, criados especificamente para este fim, com competências, no âmbito de sua jurisdição, para exercer as atribuições estabelecidas pela Lei nº 8.

Quais são os órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor?

Art. 105. Integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), os órgãos federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais e as entidades privadas de defesa do consumidor.

Como falar com o Direito do Consumidor?

Para solucionar situações como estas, você deverá entrar em contato com o serviço de Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e (de celular).

Quais órgãos integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor SNDC?

Os órgãos integrantes do SNDC – PROCON'S Estaduais, Distrito Federal, Municipais das Capitais e Promotorias de Defesa do Consumidor dos Estados, reunidos em Belo Horizonte, por ocasião da XXXVII Reunião do DPDC, PROCON'S estaduais, municipais das Capitais e Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor dos Estados, na ...

Quem fiscaliza o Código de Defesa do Consumidor?

Compete ao Estado, a fiscalização das relações de consumo de que trata a Lei nº 8.

Qual a importância desse código para o cliente e para o supermercado?

Apesar do seu nome, o Código de Defesa do Consumidor não trata apenas dos direitos de quem compra, mas também de quem vende, assim como seus deveres. Seu principal objetivo é regular a relação entre as duas partes, garantindo que ninguém saia com algum tipo de prejuízo por má-fé dessa relação.

Quem é responsável pelo Procon?

SP é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. O PROCON. SP tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.

Quais são as funções do Procon?

Competência e Atribuições

  • planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política municipal de proteção e defesa do consumidor;
  • receber, analisar, avaliar e apurar consultas e denúncias apresentadas por entidades representativas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado ou por consumidores individuais;

O que é Procon para que serve?

PROCON: o órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor no Brasil. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor.

O que se resolve no Procon?

Diante de uma reclamação efetuada no Procon pelo consumidor, a empresa ou comerciante reclamado é intimado por escrito, pelo correio, para comparecer a uma audiência agendada, na qual as partes tentarão chegar a um acordo amigável, geralmente referente à troca ou entrega de produtos, reexecução de serviços ou devolução ...

O que precisa para fazer uma reclamação no Procon?

Para registrar sua reclamação contra uma empresa junto ao PROCON da sua cidade, você vai precisar seguir alguns simples passos....O que vou precisar para fazer minha reclamação no PROCON?

  1. RG/CPF em se tratando de pessoa física ou CNPJ, no caso de o consumidor ser uma pessoa jurídica;
  2. Comprovante de endereço;

Como faço para fazer uma reclamação no Procon?

Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.

  1. Ouvidoria.
  2. Transparência.
  3. SIC. Notificações.

Em que casos posso acionar o Procon?

Qualquer cidadão pode procurá-los quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo, ou seja, problemas provenientes da relação entre fornecedores (quem fornece produtos/serviços) e consumidores (quem adquire produtos/serviços).