O fator de depreciação ou de manutenção relaciona o fluxo emitido no fim do período de manutenção da luminária e o fluxo luminoso inicial da mesma. ... Com a área do recinto, o nível de iluminamento, o coeficiente de utilização e o fator de manutenção determinados podemos calcular o fluxo luminoso total.
Em síntese, o fluxo luminoso é a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções capaz de produzir estímulo visual. Esta energia radiante a qual chamamos de fluxo luminoso pode ser quantificada através de uma grandeza chamada de lúmem (lm).
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.
Lúmen
Ela pode ser medida por lux (quantidade de luz por metro quadrado) e lúmen (intensidade da luz). O cálculo do lux é realizado pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pelo metro quadrado do espaço.
Características
Tabela de Lúmens
Lâmpada Halógena H4 3200K 1700 Lúmens 60/55W 12V Osram Linha Super para Farol.
800 lúmens
3200 Lumens
Disponível para o encaixe H7, faça a reposição do seu Farol com inteligência. Com 55W de potência, essa lâmpada possui temperatura de cor de 3200K e 1550 lúmens.
Para se ter uma ideia, enquanto uma lâmpada halógena apresenta, em média, uma eficiência luminosa de 20 lúmens por Kelvin, a média da de LED é muito superior, de 60 lúmens por Kelvin.
Apenas como referência, enquanto uma vela produz aproximadamente 14 lumens e a lâmpada de LED que utilizamos em casa gera cerca de 470 lumens, a luz do sol ao meio-dia fornece por volta de 100.