As emulsões são suspensões estáveis de um líquido em outro no qual é imiscível. Sua estabilidade é obtida pela dispersão de gotas muito finas de um líquido (denominado fase dispersa) em outro (denominado fase contínua). ... O tamanho das gotas da fase dispersa é importante, sendo da ordem de 1-10µm.
As emulsões podem ser pastosas ou líquidas, como as loções, destinadas ao uso externo ou interno, devendo ser sempre agitadas antes do uso.
Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar.
Emulsificantes (sinônimo: emulsionante) são aditivos que ajudam a misturar dois líquidos que normalmente não se misturariam. Por exemplo, a água e o óleo se separam em um copo, mas a adição de um emulsificante ajudará os líquidos a se misturarem. É comumente usado para diferentes alimentos e bebidas.
Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.
Os agentes emulsivos podem ser classificados como naturais e sintéticos . Os agentes sintéticos são subclassificados como não iônicos, iônicos e anfóteros.
Os agentes emulsificantes são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas.
Para criar uma emulsão, comece por aquecer as ceras, óleos e manteigas, juntamente com a lecitina. Em um recipiente separado, aqueça a água e o bórax. Quando todas as fases estiverem quentes, e as ceras já estiverem completamente derretidas, comece a colocar fase aquosa na oleosa mexendo sempre.
O cálculo do EHL em emulsões deve ser feito por meio das seguintes etapas:
Tensioativos ou tensoativos são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. ... Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulsionantes ou emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.
As emulsões são formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica (agitação) de dois líquidos imiscíveis, um no seio do outro, através de um sistema heterogêneo, bifásico e que normalmente utiliza um agente emulsionante ou emulsivo ou emulsificante ou emulgente.
A emulsão é uma solução que contém pequenas partículas de um líquido dispersas em outro líquido. Elas envolvem a dispersão de água em óleo. É necessário agitar antes de administrar.
A emulsão reveladora tem a mesma fórmula de água oxigenada e faz oxidação, mas tem volumagem mais baixa, o que não permite clareamento e fixação da tinta e por isso, é mais usada em tonalizantes.
O que é: Emulsão Scott funciona como fonte de vitaminas A e D, que são assimiladas pelo organismo. Para que serve: Emulsão Scott é indicado para prevenção e tratamento das doenças resultantes da carência de vitaminas A e D.
Emulsão asfáltica é um material de composição asfáltica (derivados de petróleo) em dispersão na água. O termo emulsão é utilizado quando é realizada uma mistura de materiais que, por natureza, não se misturam. Para que aconteça a emulsão é preciso se utilizar de aditivos dispersantes.
Lama asfáltica consiste na associação de agregado mineral, material de enchimento (filer), emulsão asfáltica e água, com consistência fluida, uniformemente espalhada sobre uma superfície previamente preparada (NORMA DNIT 150/2010).
As emulsões asfálticas RR-1C e RR-2C são empregadas é normalmente empregada nos seguintes tipos de serviço: tratamento superficial simples, tratamento superficial múltiplo, capa selante/banho diluído, pintura de ligação e macadame betuminoso.
A imprimação é executada sobre a superfície de uma camada de base, cuja principal finalidade é a impermeabilização. A pintura de ligação é aplicada sobre a imprimação ou sobre o asfalto já executado, com a finalidade de recuperar o mesmo.
Pintura de ligação consiste na aplicação de ligante asfáltico sobre superfície de base ou revestimento asfáltico anteriormente à execução de uma camada asfáltica qualquer, objetivando promover condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.
A seção a ser adotada para a placa de identificação da obra é se 2,00 m de largura por 1,25 m de altura. Com isto, a área da placa será de 2,50 m². Placa = Largura x Altura Placa = 2,00 x 1,25 m Placa = 2,50 m². A área da pintura de ligação é igual a área de projeto, que será de 47.
Imprimação consiste na aplicação de camada de material asfáltico sobre a superfície da base concluída, antes da execução de um revestimento asfáltico qualquer, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilização e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado.
Definição: Consiste na aplicação de uma camada de material asfáltico sobre a superfície de uma base concluída, antes da execução de um revestimento betuminoso. Promover aderência entre a base e o revestimento.