O ideal é tomar de 100 ml a 300 ml por dia. Como fazer. O kombuchá é uma bebida feita em casa. O primeiro passo é conseguir um doador de colônia de bactérias e leveduras, que também deve dar 100 ml de um chá já produzido.
Por se tratar de um processo de fermentação aeróbico, devemos verificar a qualidade do ar no local onde se encontra o recipiente assim como a presença de focos de mofo. Há raras possibilidades para alguns esporos alcançarem a colônia, ultrapassando o pano utilizado para tapar o recipiente, mas acontece as vezes.
Faça como citado acima! A segunda fermentação deve ser adicionada alguma fonte de açúcar para o processo ser acelerado, ( frutose) ou açúcar mesmo( qualquer açúcar ) ou na ausência, deverá esperar mais dias na garrafa para começar a consumir! As leveduras vão transformar o açúcar em co2, ou seja em gás!
Uma das regras mais importantes para fazer o kombucha fermentado de maneira segura é ter atenção a limpeza de tudo o que envolverá seu preparo , todos os utensílios que forem ter contato com o chá e o scoby devem ser fervidos e limpos com álcool 70 % e você não deve esquecer de lavar bem as mãos antes de manipular seu ...
Para o preparo, pode-se usar qualquer tipo de chá (Camelia sinensis), mas outras infusões também funcionam, como o mate. Há quem faça ainda com café ou infusão de hibisco. Saiba tudo sobre o kombucha.
Deixe esfriar completamente, retire os saquinhos de chá, coloque o líquido num recipiente de vidro grande e de boca larga e adicione o scoby e um pouco do líquido já fermentado, cerca de 250 ml (se for sua primeira vez, peça ao doador para deixar um pouco do kombucha pronto junto com o scoby).
Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo. Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole.
5 benefícios do kombucha para a sua saúde
A sugestão da empresária é, depois da primeira fermentação, saborizar o kombucha com suco de fruta de sua preferência e fermentar por mais dois dias em recipiente fechado para gaseificar. Depois, deixar em geladeira para parar a fermentação e beber gelado.
É uma bebida probiótica, elaborada através da fermentação do açúcar em chá preto juntamente com uma cultura de bactérias acéticas e fungos. A fermentação faz com que os microorganismos se desenvolvam e enriqueçam a bebida com diversos nutrientes.
Parte 1 de 3: Entendendo a fermentação