EQST

O Que Eram As Guerras Justas Qual Era O Interesse?

O que eram as guerras justas qual era o interesse?

As guerras justas eram guerras travadas entre os colonizadores e os indígenas, com permissão da igreja e da coroa. ... A igreja era a principal interessada nessas guerras, pois poderia estender o catolicismo, catequizando os indígenas, e "salvando" suas almas.

O que era a guerra justa para os portugueses?

A "guerra justa" era o modo como os portugueses chamavam aos conflitos com os povos nativos, perpetrados pelos colonizadores, motivados por agressões dos nativos.

O que era o resgate praticado pelos portugueses?

Tropa de resgate Portugueses que partiam em expedições para “resgatar” prisioneiros indígenas que seriam executados por tribos inimigas. De fato, os colonos portugueses incentivavam a guerra entre as tribos e a captura de índios para poder, em seguida, resgatá-los e escravizá-los.

Quais motivos poderiam desencadear uma guerra justa contra os indígenas?

As principais eram provar que os índios em questão eram bravios, não aceitavam a catequização, atacavam os colonos e eram antropófagos. A estes deveria ser decretada a Guerra Justa. A Guerra Justa seria assim, o mecanismo mais utilizado para a obten ção desta mão de obra.

Por que os conflitos entre europeus e indígenas era chamado de guerra justa?

O conceito de “Guerra Justa” surgiu a partir da visão dos portugueses a respeito da reação dos índios, segundo eles, capazes de cometer verdadeiros atos de selvageria. ... O resultado foi a criação de dispositivos legais que legitimavam uma guerra de extermínio.

Quando uma guerra era considerada justa para os europeus?

No quadro das justificativas, essencialmente se considerava justa uma guerra que fosse declarada aos inimigos da coroa, e quem eram estes inimigos se não as tribos que resistiam ao trabalho compulsório, à aculturação e à ocupação de suas terras.

Como o Governo português costumava justificar as guerras justas?

A guerra justa foi a guerra contra os indígenas, autorizada pelo governo português ou seus representantes. ... A justificativa dos colonos português para cometer isso era alegar que os indígenas desrespeitavam a fé cristã.

Como era feito o escambo?

Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.