O procedimento de treino discriminativo consiste em condicionar uma resposta na presença de um estímulo e extingui-lo na presença de outro.
Os contextos onde existe probabilidade de uma determinada resposta ser reforçada são chamados estímulos discriminativos, ou SD; os contextos onde não existe a probabilidade da resposta ser reforçada, são chamados estímulos delta, ou S∆.
Sd (estímulo discriminativo): sinaliza a disponibilidade de reforço e estabelece a ocasião para a ocorrência de respostas que produzam reforçadores.
É importante notar que, no comportamento respondente, o principal determinante é o estímulo antecedente, isto é, aquele que vem antes da resposta, enquanto, no comporta- mento operante, o principal é o estímulo consequente, ou seja, aquele que sucede a respos- ta.
Naquilo que é chamado 'extinção operante', uma resposta torna-se cada vez menos freqüente quando o reforçamento não mais acontece (SKINNER, 1953, p. 69). Por exemplo, você costumava a ir a uma festa por causa da música. A música é o que reforça o seu comportamento de ir a essa festa.
Condicionamento de ordem superior condicionamento respondente que se estabelece a partir do pareamento de um estímulo condicionado com estímulo neutro.
Estímulo: qualquer estímulo que possa influenciar um organismo, podendo ser de cunho interno ou externo (fome, sede, dor) ou externo (luz, temperatura, som). Resposta: comportamento emitido pelo organismo, considerando todo comportamento como fruto de um processo que ocorre no organismo.
Na hora de analisar o condicionamento clássico podemos dizer que ele se compõe de quatro componentes principais. Estes componentes são o estímulo incondicionado e condicionado, e a resposta incondicionada e condicionada. ... No experimento de Pavlov, o estímulo incondicionado seria a comida.
Em suma, o enfoque da tese de Pavlov é o comportamento visível, já que o comportamento pode ser medido, ao contrário do pensamento. Pavlov deu assim início à sua análise sobre o comportamento humano com uma ênfase nos reflexos, que são nada mais do que a resposta automática aos estímulos do ambiente que nos rodeia.
No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.
1 Ato ou efeito de condicionar. 2 Subordinação dos desejos ou aspirações do ser humano a determinados preceitos sociais, morais, religiosos, ideológicos etc. 3 Conjunto das circunstâncias em que ocorre um fato.
O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.
É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.
Reforço, ou estímulo reforçador, para o behaviorismo, é a consequência de um comportamento que torna-o mais provável. ... O reforço poderá ser positivo (através do acréscimo de um estímulo) ou negativo (através da retirada de um estímulo).