Uma opção para tratar a água cinza de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, é misturar 5 mL de água sanitária para cada litro de água de reúso armazenada.
As cinzas, além de conter elementos simples que são utilizados pelas plantas, têm também o fator de correção de acidez do solo, pois contém cálcio e magnésio. Em análise laboratorial também mostraram a presença de ferro, boro, zinco e outros micro-elementos necessários para as plantas.
Elas devem ser limpas sempre ao final de cada churrasco, pois o acúmulo de cinzas absorve o calor do carvão -o que tornará o aquecimento mais lento em uma próxima vez em que for usada. A limpeza e a retirada das cinzas devem ser feitas com uma vassoura e com uma pá, e nunca jogando água.
As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas. ... As cinzas também provocaram aumento de pH, que influencia a qualidade da água.
O carvão vegetal ativado é um remédio em forma de cápsulas ou comprimidos que atua através da adsorção de toxinas e químicos no corpo, tendo por isso várias benefícios para a saúde, contribuindo para a diminuição dos gases intestinais e da dor abdominal, branqueamento dos dentes, tratamento de intoxicações e prevenção ...
O elemento natural é essencial para manter a planta viva mesmo com o excesso de rega. ... Por isso, matar as plantas 'afogadas' pelo excesso de líquido é praticamente normal no dia a dia de algumas pessoas. Porém, uma forma de evitar que isso aconteça é colocando carvão nos vasos de plantas.
Comece por partir o carvão em pedaços pequenos. Ponha os pedaços de carvão num saco fechado e com a ajuda de um martelo desfaça ao máximo o carvão. A seguir, ponha o carvão desfeito numa trituradora até que este fique em pó. Passe o carvão por um passador e caso ainda tenha sobrado pedaços grandes, volte a triturá-los.
Cozinhe o carvão por mais três horas para ativá-lo. Ponha o carvão de volta na panela (limpa) de metal e coloque-a novamente no fogo. O fogo precisará estar quente o suficiente para ferver a água, o que ativará o carvão. Depois de cozinhar por três horas, o carvão será ativado.
Coloque pedaços de pão velho embebidos em alcool em vários pontos embaixo do carvão, faça um “palito” de papel tipo canudo e, acenda o fogo! Normalmente eu prego um copo descartável coloco um ou dois dedos de óleo,um pouco de açúcar coloco um guardanapo dentro e acendo. Fica ótimo.
Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.
12 alimentos que podem virar adubo
Usar carvão e cascas de ovo ajuda a planta a ficar saudável e viver por mais tempo
Para o esporo germinar e se multiplicar, ele precisa de gotas de água por períodos um pouco longos. Logo, se você borrifar água constantemente, você estará favorecendo a brotação e penetração dos fungos nas folhas e talos.
Passe pelas folhas uma esponja com água e sabão para fazê-las brilhar. Outra opção é fazê-lo com azeite. De ambas as maneiras, você terá mais brilho em suas plantas.
Saiba como recuperar uma planta seca
Ventilação. O calor do sol pode também fazer com que as plantas em estufas murchem embora estejam em contato com a luz do sol de forma indireta ou filtrada. Lewis Hill afirma que isso acontece porque o calor é absorvido pela estufa e somente a ventilação pode movê-lo para fora.
Quando uma planta tem falta de água no substrato, ela tenta poupar esse precioso líquido. Em muitas espécies, como o lírio-da-paz, é bem visível o truque que a planta usa: primeiro a pontinha começa a ficar murcha, depois a folha e, em casos mais extremos, até mesmo o caule começa a ficar mole e pendente.
Cinco adubos caseiros para acelerar o crescimento das plantas
A adubação da Palmeira Imperial deve ser feita regularmente com adubos próprios para palmeira e fertilizantes orgânicos. Em geral, a planta responde muito bem a adubação e cresce rapidamente com o auxilio de adubos.
Os fertilizantes minerais podem ser fornecidos para as plantas como um único nutriente ou fornecidos de forma conjunta, como o adubo mineral NPK. O adubo NPK 4-14-8, por exemplo, fornece 4% de nitrogênio (N), 14% de fósforo (P) e 8% de potássio (K).