No princípio deste Salmo 35, Davi sente que está sendo injustamente atacado e suplica para que Deus o ajude e combata os seus inimigos por ele. ... Ele reafirma esse sentimento com as frases “Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação”, mostrando-se à espera de uma ação de Deus contra seus inimigos.
O Salmo 35, ajuda a nos livrar das pessoas com más intenções. Nesse salmo, o Rei Davi, faz um clamor a Deus pedindo por ajuda contra os seus inimigos que o odiavam e o perseguiam. ... Por isso, o Salmo 35 é uma oração perfeita para quem busca a proteção contra quem lhes deseja o mal.
Um dos mais extensos de todos os 150 textos, o Salmo 37 trata de confiança, de entrega, descanso, deleito e a sabedoria da espera. ... Essa oração também é utilizada para atrair mais saúde e boa memória durante a velhice, preservando o conhecimento e a sabedoria obtida ao longo dos tempos.
O Salmo 26 instiga pela proteção divina, o olhar de vigia de Deus perante todos os caminhos dos seus filhos. Rezá-lo diariamente é uma atitude de entrega e confiança. Espera-se, por meio dele, ter sua conduta de bondade e paciência reconhecidas aos olhos do pai.
Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores. Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande.
O Salmo 28 são palavras de lamentação atribuídas à Davi. Neste Salmo, Davi faz uma prece contra os seus inimigos e invoca a Deus para ajuda-lo nos momentos difíceis.
O Salmo 29 são palavras de louvor que empregam uma linguagem forte para afirmação do reinado supremo do Deus. Nele, o salmista Davi utiliza do estilo poético e do vocabulário cananeus para louvar Deus vivo em Israel.
O Salmo 30 revela que com a ajuda de Deus o êxito pode ser alcançado. Mentalize coisas boas e leia com concentração cheio de fé. Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrarem sobre mim.
Vejamos abaixo o singificado dos Salmos Bíblicos: Salmo 1 – Para alcançar um objectivo especial em suas vidas. Salmo 2 – Para iluminar as pessoas em um momento de dor. Salmo 3 – Para fortalecer o espírito e ajudar a realizar trabalhos difíceis.
Os salmos de Davi foram escritos como cânticos a Deus e em tempos de gratidão e felicidade Davi louvava ao Senhor. No salmo 144 é evidente as citações de bençãos para aqueles que amam a Deus e praticam o bem, pois eles terão alegria em sua família e em suas obras e esta é a verdadeira prosperidade completa.
As canções e poemas que são os Salmos expressam a maior alegria e a tristeza mais profunda. Seus autores suplicam a Deus, gritam com Deus, pedem perdão a Deus. Eles exaltam virtudes e justiça, e eles condenam nos termos mais amargos os abusos feito as pessoas.
Como Ler os Salmos
O livro dos Salmos é um livro de orações e hinos da Bíblia. Ele contém cânticos de adoração que foram compostos por um longo período da história de Israel. Entre os anos de 1000 a 333 AC, e diversos autores os escreveram, eram usados pelo povo de Israel nas reuniões de adoração a Deus.
Estes salmos foram, a princípio, legados de geração para geração oralmente; sua sistematização escrita foi baseada na coleta da cultura ancestral dos habitantes de Israel. Este processo, impulsionado pelo profeta Ezequiel, teve início durante o cativeiro na Babilônia, nos séculos VII-VI a.C.
O midrash do Salmo 1 diz: “Moisés deu aos israelitas os cinco livros da lei, e de maneira correspondente Davi lhes deu os cinco livros dos salmos”. ... A estrutura dos Salmos a seguir, apresenta os Salmos divididos em cinco livros, cada um deles correspondendo a um livro do Pentateuco. I. Livro de Gênesis – Salmos 1 a 41.
Salmos Sapienciais: Eles compartilham características com as tradições da Sabedoria do Velho Testamento (Jó, Provérbios, Eclesiastes) em termos de estruturas literárias, vocabulário e conceitos. ... Este tipo de ensino é mais explicito no livro de Provérbios: 1, 37, 49, 73, 78, 91, 101, 112, 119, 127, 128, 133.
Como salmo de proteção, é comumente invocado em tempos difíceis. Embora nenhum autor seja mencionado no texto hebraico desse salmo, a tradição judaica o atribui a Moisés, com Davi compilando-o em seu Livro dos Salmos. A tradução grega da Septuaginta do Antigo Testamento atribui a autoria do Salmo 91 à Davi.
Contexto Histórico Do Salmo 23 Davi se escondeu na floresta e, percebendo que ali não conseguiria alimentos tão facilmente, confiou em Deus e nas suas provisões. Essa interpretação é reforçada pelo fato dos judeus recitarem esse salmo após lavar as mãos e antes das bênçãos ao término das refeições.
O Senhor é meu pastor e nada me faltará (v. Como disse na introdução, muitos lêem esse pequeno trecho que diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”, e pensam que estarão isentos de provas ou dificuldades. Porém, a melhor tradução dessa frase seria: “Não sentirei falta de qualquer coisa indispensável”.
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Salmo 91 – Coragem e proteção divina perante as adversidades Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.