L9696. LEI Nº 9.
A regulamentação da Profissão de Educação Física, com a promulgação da Lei 9696/1998, estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social.
O projeto de lei em epígrafe, em seu art. 1º, propõe que a designação e o exercício do Profissional de Educação Física, em qualquer de suas áreas, sejam prerrogativas do portador de diploma expedido por escolas ou instituições de Educação Física e Dança.
O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma autarquia especial nacional de direito público com a função de normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas ...
Esse profissional é promotor da saúde e da qualidade de vida para a sociedade. Com todo o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física, ao promover a saúde através da prática de atividades físicas, ele proporciona, automaticamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Na educação física escolar, o professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem. Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto.
Como citado por Silva et al (2013) o “o profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva”.
Resposta: Se o bacharel em Educação Física quiser lecionar, ele deve dar continuidade à sua formação fazendo especialização, mestrado ou doutorado, e ministrar aulas para alunos do Ensino Superior. Enquanto isso, a modalidade licenciatura forma profissionais que dão aulas para o Ensino Básico (Fundamental e Médio).
O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. ... Em academias o profissional de Educação Física pode optar por se especializar na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor ou ginástica. Pode ainda atuar como personal trainer.
Com essa opção de curso, o profissional pode atuar nos diversos segmentos da organização social, públicas e particulares, com exceção ao sistema escolar, como por exemplo: Técnico em Esporte. Professor em Academias. Clubes Recreativos e Esportivos.
A licenciatura tem duração de 3 anos e é voltada para a docência de ensino fundamental e médio. O bacharelado tem dois semestres a mais e tem foco no mercado de trabalho, sendo uma opção mais ampla e competitiva.
A Educação Física licenciatura, por outro lado, é o curso que possibilita que o profissional também possa trabalhar em escolas. Essa modalidade de graduação capacita o educador físico para dar aulas em instituições da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.
Sim, é possível cursar uma graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura simultaneamente, mas as regras podem variar de acordo com cada instituição de ensino. ... cursar bacharelado e depois ingressar em licenciatura e eliminar as disciplinas que já foram cursadas, ou vice-versa.
Quem pode cursar uma segunda licenciatura? Qualquer pessoa que já tenha se formado em um curso de licenciatura anteriormente pode fazer. Não é exigido que ela tenha atuado ou esteja atuando em sala de aula no momento. Resumindo, basta ter o diploma anterior.
O foco é formar professores em curto tempo para atuarem como licenciados. Somente poderá fazer a Formação Pedagógica quem já concluiu um curso de nível superior com titulação de bacharel ou tecnólogo, qualquer que seja a área de atuação.
A segunda licenciatura é voltada para profissionais que já possuem diploma de cursos de licenciatura em qualquer área e têm interesse em dar aula em uma área do conhecimento diferente da sua formação inicial.