Os paralelos e meridianos da Terra são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.
Paralelos e meridianos são linhas muito importantes para facilitar a nossa localização. Conheça-os! A fim de facilitar os estudos sobre a Terra, os cientistas a dividiu em linhas imaginárias que a cortam nas posições vertical e horizontal. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Longitude: São as coordenadas geográficas que cortam a Terra no sentido vertical, também conhecidas como Meridianos. A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste e Oeste. Como padronização internacional, adotou-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, a longitude de 0°.
As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
Meridiano de Greenwich
A divisão é feita em traçados imaginários com uma base da linha do Equador. A linha do Equador forma um ângulo reto com referência aos pólos e cada paralelo e meridiano em relação ao seu ângulo, mas os meridianos são de 180° porque são traçados de acordo com a linha de Greenwich que será definido as horas.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:
Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Antártico e Círculo Polar Ártico. Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.
Os principais paralelos são os trópicos e os círculos: Trópico de Câncer, no hemisfério norte e, Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul; Circulo Polar Ártico, no hemisfério norte, e Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul.
Um hemisfério é a metade de uma esfera ou bola. Essa palavra é usada para descrever as metades da Terra. Os geógrafos, ou seja, as pessoas que estudam a Terra, dividiram o planeta em dois conjuntos de dois hemisférios: os hemisférios Norte e Sul; e os hemisférios ocidental e oriental.
As principais linhas são a Linha do Equador, que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul, ao norte do Equador têm-se as o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao sul têm-se o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, as linhas que cortam a linha em sentido horizontal são chamadas de ...