Qual a diferença entre prosa e poesia? A prosa é a forma natural de comunicação entre seres humanos, sendo o texto em prosa construído em discurso direto e livre. Já a poesia é a expressão de emoções e sentimentos em um texto trabalhado esteticamente. Por isso, consiste em ritmo e harmonia para manifestação de beleza.
Resposta. No trecho a Caçada, o índio é descrito como um herói. Possui habilidades como força e destreza. ... A diferença entre o primeiro e o segundo índio, é que o primeiro já possui sua força nativa e o segundo buscará essa força em outros personagens para que tenha heroísmo.
R: Na obra de Chico Buarque a personagem é representada como uma mulher moderna de classe pobre, que entrou na América de forma ilegal. Na obra de José de Alencar Iracema é representada como uma índia guerreira, virgem, bela e que vive de acordo com sua cultura indígena.
Que imagem de índio o narrador quer passar ao leitor? São caracterizados como dois guerreiros, Peri, um índio na flor da idade, vestia uma túnica de algodão. Enquanto a onça, com sua coloração brilhante o encarava para o duelo eminente.
Marcílio lembra que a figura do índio dentro do Romantismo brasileiro é claramente idealizada, sendo que os próprios autores tinham consciência disso, mas pensando-se dentro do momento histórico em que a obra foi concebida a figura do índio surge como símbolo máximo da terra brasileira.
No texto peri e a onça são caracterizados como: dois personagens que simbolizam a natureza selvagem. o índio que age com inteligência, coragem e força. e a onça que age puramente por instinto.
Livro O Guarani, de José de Alencar. A história contada por José de Alencar se passa no início do século XVII, na Serra dos Órgãos, interior do Estado do Rio de Janeiro, em uma fazenda as margens do rio Paquequer.
século XVII
Peri: herói da história, é um índio corajoso e valente. Ceci (Cecília): filha do nobre D. Antônio Mariz, é uma moça linda, loira e de olhos azuis. Meiga e suave, é a perfeita heroína do Romantismo.
O enredo de O Guarani se mostra mais complexo do que os demais romances de José de Alencar. Nele, há dois principais conflitos: entre os índios e os portugueses que se estabeleceram nas terras e entre os admiradores de Cecília (Peri, Álvaro e Loredano), que estavam interessados na mão da moça.