As veias são vasos de paredes relativamente finas, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração.
Acima de 40% O risco de morte é iminente – já se foram mais de 2l de sangue – e o paciente não responde a estímulos.
Segundo o dr. Paulo Silveira, coordenador do Centro de Trauma do Hospital São Lucas Copacabana, cortes profundos podem provocar perda grande de volume sanguíneo, o que pode piorar muito o quadro de um paciente e levar à morte de forma rápida – em menos de 10 minutos.
“Durante o exercício físico intenso, você eleva sua temperatura corporal, desidrata e, por consequência, acaba reduzindo seu volume sanguíneo. Isso aumenta as chances de você se sentir mal depois de doar”, alerta Luciana Sampaio, hematologista da Fundação Pró-Sangue, de São Paulo.
O alcoolismo crônico impede a doação de sangue. Esta restrição ocorre porque o uso frequente de bebidas alcoólicas pode afetar o fígado. O fígado doente pode não conseguir produzir adequadamente os fatores de coagulação.
A doação de sangue é permitida durante a amamentação? Não. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.