Geometria molecular é o formato adotado por uma molécula constituída por ligação covalente no plano espacial. Essa forma baseia-se na maneira como os átomos que compõem a molécula, que deve apresentar mais de dois átomos, estão dispostos em torno do átomo central.
Exemplos: H2O (água), CO2 (gás carbônico). b) Eletrônica: essa fórmula indica os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos, e também os elementos e o número de átomos envolvidos.
A água tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio. Na geometria angular da água, o lado dos hidrogênios é eletropositivo, e o oxigênio, eletronegativo. Como os vetores não se cancelam, o vetor resultante é diferente de zero, caracterizando uma molécula polar.
CO2
O carbono, membro da família IV A, pode compartilhar 4 elétrons para formar ligações.
Os sintomas de uma ligeira intoxicação por monóxido de carbono incluem desmaio, sensação de confusão, cefaleia, vertigens e outros similares aos da gripe. Exposições longas podem conduzir a uma intoxicação grave no sistema nervoso central, no coração e até levar à morte.
O dióxido de enxofre é um gás tóxico que afeta, principalmente, as mucosas, agindo no sistema respiratório e nos olhos, causando irritação. Os principais sintomas que aparecem ao entrar em contato com o SO2 são: tosse, náuseas e irritação nos olhos.
O dióxido de enxofre é produzido pelos vulcões, como resultado de descargas eléctricas na atmosfera e, principalmente, pela ação humana, produto do processo industrial e da queima de combustíveis fósseis.
Fontes emissoras naturais: atividade de vulcões, gás natural e descargas elétricas. Atividades humanas: resultado da combustão incompleta de combustíveis fósseis.
Quais são as principais fontes de gases de efeito estufa decorrentes das atividades humanas? Várias fontes antropogênicas contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. As duas fontes principais são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de regiões tropicais como a Amazônia.
As atividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes:
Esse fenômeno é considerado um problema ambiental porque o efeito estufa está ficando muito mais forte e aumentando cada vez mais as temperaturas na Terra. Se a camada de ozônio continuar diminuindo e o efeito estufa continuar aumentando, no futuro a Terra ficará muito quente.