EQST

Quais So As Formas De Desenvolvimento Dos Peixes?

Quais são as formas de desenvolvimento dos peixes?

Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria. vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários. ovovíparos: ocorre uma combinação das duas formas, isto é, os filhotes se desenvolvem dentro do ovo e dentro do corpo da mãe.

Onde fica a linha lateral do Peixe?

“Esse sistema chama-se linha lateral, que recebe esse nome por se localizar na parte lateral do corpo do peixe”, explica o biólogo Naércio Aquino de Menezes, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Ele é composto por canais existentes na pele, ou poros nas escamas, por onde entra a água.

Qual é a função da válvula espiral encontrada nos tubarões?

Possuem sistema digestivo completo composto por esôfago, estômago, intestino com válvula espiral (tem a função de aumentar a absorção de nutrientes e retardar a digestão), pâncreas e fígado.

Qual a função da válvula espiral dos peixes?

A boca é ventral, com dentes cobertos de esmalte. Em algumas espécies, os dentes são pontiagudos e, em outras, placas ósseas. Possuem uma válvula espiral no intestino que aumenta a superfície de absorção de nutrientes e uma glândula retal que remove o excesso de sais do sangue.

Quais as características das escamas Placoides?

Escamas placoides A pele é rija e está coberta com escamas semelhantes a dentes (são compostas por uma placa de dentina na derme, revestida por esmalte) com um espinho orientado para trás, bem como numerosas glândulas mucosas.

Quais são as principais características dos peixes ósseos?

Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.

Quem tem escamas?

Escamas são estruturas em forma de placa achatada, que se dispõe no tegumento como uma armadura protetora. Estão presentes em peixes, répteis e aves. Peixes cartilaginosos (cações, tubarões e raias) possuem escamas placoides semelhantes, em origem e estrutura, a um dente.

São características de peixes cartilaginosos exceto?

Questão 1. Os peixes são classicamente divididos em dois grupos principais: peixes ósseos e cartilaginosos. Todas as características descritas a seguir estão presentes em peixes cartilaginosos, exceto: a) esqueleto constituído por cartilagem.

Quais os nomes dos peixes cartilaginosos?

Podemos citar como exemplos de peixes cartilaginosos o tubarão, arraia e o cação. Dentre os peixes ósseos, podemos citar o bagre, pintado e carpa.

Qual estrutura não está presente em peixes cartilaginosos?

Das estruturas descritas a seguir, qual não está presente em peixes cartilaginosos, como tubarões e arraias? ... A bexiga natatória está ausente em peixes cartilaginosos. Nesses animais, a flutuabilidade está relacionada com a presença de gordura no fígado.

Como é a respiração dos peixes cartilaginosos?

A respiração dos peixes é branquial, sendo que, em peixes ósseos, as brânquias encontram-se cobertas por estruturas chamadas de opérculo. Nos peixes cartilaginosos, as brânquias geralmente se encontram desprotegidas. A circulação sanguínea é simples e completa.

Qual a característica dos peixes que mostra a sua adaptação ao ambiente aquático?

Entre as principais adaptações dos peixes à vida aquática, podemos citar a presença de um corpo hidrodinâmico, nadadeiras, respiração branquial, linha lateral e bexiga natatória. Os peixes são um grupo de animais vertebrados encontrados nos ambientes aquáticos.

Qual a diferença do sistema digestivo do peixe ósseo e do cartilaginoso?

Resposta. Enquanto os peixes cartilaginosos possuem escamas placoides e de origem dérmica e epidérmica, os peixes ósseos apresentam escamas de origem exclusivamente dérmica. ... Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.