Quando a criança apresenta uma deficiência na produção desse hormônio ocorrem os chamados de distúrbios de crescimento, que incluem o nanismo, doença que se apresenta como uma baixa estatura grave devido à baixa produção de GH, percebida logo aos dois anos de idade e que impede o desenvolvimento normal da criança e ...
A deficiência de hormônio do crescimento (GH) é a deficiência do hormônio hipofisário mais comum em crianças e pode ser isolada ou acompanhada por deficiência de outros hormônios hipofisários.
Uma criança que tem deficiência de GH tem impactos no seu crescimento. Isso leva ao nanismo”, afirma a endocrinologista pediátrica Fernanda André. “Além disso, a falta do GH aumenta a massa gorda, diminui a massa magra e aumenta a tendência à descalcificação dos ossos”, alerta a especialista.
O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal, sendo que os principais hormônios catabólicos são a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticoides, dentre os quais figura o cortisol. Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona e a insulina.
Além de renovar as células, o hormônio do crescimento, o GH, estimula a transformação de gordura em energia. O pico de produção é por volta das 2 horas da manhã.