Freud desenvolveu mais tarde, (1923) um modelo estrutural da personalidade, em que o aparelho psíquico se organiza em três estruturas: Id (em alemão: es, "ele, isso"): O id é a fonte da energia psíquica, a libido. O id é formado pelas pulsões, instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.
O que é ID, ego e superego?
Id (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. ... Id é uma palavra latina com o significado de ele, isto.
Fora das teorias formuladas por Freud, o ego é também reconhecido, de forma popular, como a imagem que formamos de nós mesmos. ... A partir do momento que o ego se manifesta como a consciência do indivíduo, ele passa a determinar as ações e também os instintos que este tem, diante das situações que ocorrem no mundo real.
No texto metapsicológico "O Inconsciente#&34; (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência.
A mente inconsciente inclui todas as coisas que estão fora da nossa percepção consciente. Estes podem incluir memórias da primeira infância, desejos secretos e impulsos ocultos. Segundo Freud, o inconsciente contém coisas que podem ser desagradáveis ou até mesmo inaceitáveis socialmente.
Para distinguir o inconsciente que se verifica no Eu dos outros dois já definidos, quais sejam, o latente no sentido pré-consciente e o inconsciente recalcado, Freud introduz um terceiro incons- ciente, tão sistemático ou processual como o recalcado, mas que desse se dis- tingue por não ser recalcado.
O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. ... Por exemplo, o medo de cobras pode ser transmitido através do inconsciente coletivo, criando uma predisposição para que uma pessoa tema as cobras.
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.
A palavra arquétipo parece representar um conceito complexo que, embora seja denso, é possível ser compreendido através de explicações gerais. Arquétipos são como impressões que as pessoas, inconscientemente, possuem a respeito de algo ou alguém e que influenciam sonhos, fantasias e até seu comportamento.
Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.
Você conhece os 12 arquétipos da personalidade?