Pesquisas atribuíram que a causa da ictiose arlequim são mutações ocorridas no gene ABCA12, localizado no cromossomo 2, que é responsável pelo transporte de lipídeos.
#DicadodiaPRIUS: Sinal de Arlequim, conhece? É a presença de uma linha que delimita metade do corpo com eritema (vermelhidão) e outro com coloração normal. Geralmente é benigno, tem causa desconhecida mas sugere algum grau de instabilidade na circulação vasomotora.
A ictiose lamelar é uma doença genética rara caracterizada por alterações na formação da pele devido a uma mutação, o que aumenta o risco de infecções e de desidratação, além de também poder haver alterações oculares, atraso mental e diminuição da produção de suor.
A ictiose vulgar é uma condição dermatológica que resulta em uma pele extremamente seca. Trata-se de uma doença hereditária, transmitida geneticamente dos pais para os filhos.
Como a pele está em constante exposição a elementos ambientais, como à chuva, vento, calor, clima seco ou úmido demais etc., isso pode irritá-la. Essa irritação, quando acontece repetidas vezes, pode levar ao surgimento das escamas.
Pele escamosa é semelhante à pele áspera, só que a camada superior de pele, ou estrato córneo, torna-se seca e inflexível. Pele flocada ocorre quando as escamas de pele seca descascam. Às vezes assemelha-se a um tipo de pó fino.
O que fazer quando a pele está descascando?
Descamações. A descamação da pele pode ser desencadeada por vários fatores. O quadro pode ser mais simples, como o ressecamento temporário de uma parte da pele, ou mais severo, caso de doenças de pele como psoríase ou dermatite atópica.
A descamação da crosta ocorrerá após quatro dias, em média. Nos peelings profundos, assim como nos médios, haverá também a formação de uma crosta mais espessa e mais escura.
Preço da beleza: o peeling deve permanecer por 12 horas no rosto e, depois, ser retirado em casa, com água. Dois dias após o tratamento, a pele começa a descamar com bastante intensidade e assim continua por quatro dias. Para amenizar, o médico indica creme calmante ou gel regenerador manipulado.
Cuidados pós peeling Uma boa opção é o Sabonete Suavizante para Pele Sensível que limpa e remove as impurezas da pele de forma suave, mantendo a hidratação sem alterar a barreira da pele, devido a sua rica composição com pantenol, alantoína e prebióticos.
Existem três tipos de peeling -químico, laser e mecânico-, mas os mais comuns são os químicos, que utilizam vários tipos de ácidos. Essas substâncias provocam uma reação irritante na pele que resulta em uma descamação gradativa.
Cuidados pós peeling. Após o peeling químico a pele fica muito sensível e, por isso, é recomendado evitar a exposição ao sol, usar filtro solar de 4 em 4 horas e evitar tocar na área tratada. Além disso é importante usar cremes hidratantes para manter a pele saudável e evitar o aparecimento de manchas e outros danos.
Cuidados após o peeling No entanto, em todo peeling, como a pele fica sensível por um tempo, é importante reforçar a proteção solar, reaplicando o filtro a cada duas horas. O uso de produtos com ácido ascórbico (vitamina C) também é bem-vindo.
Vermelhidão, bolhas, crostas, manchas claras ou escuras que normalmente regridem na maioria dos casos. “Após a aplicação do laser o cliente deverá adquirir em qualquer farmácia, hidrocortisona 1% ou Bepantol, Desonida 5% creme, Berlison ou Adinos creme e aplicar nas áreas tratadas 3 vezes ao dia, durante 3 dias. “
Esse agente químico que produz um peeling profundo, impõe um tempo de recuperação de 7 a 15 dias e, nesse período, recomenda-se usar maquiagem para ocultar qualquer vermelhidão – o que pode durar várias semanas ou meses.
O Protetor Solar Ultra FPS 55 Gel Creme, que trata enquanto protege a pele, também é uma excelente opção para quem está em tratamento de peeling. Sua fórmula proporciona ação hidratante, antienvelhecimento e auxilia no combate aos radicais livres e ao fotoenvelhecimento, que deixa a pele mais saudável.
O tipo 3D é um peeling novo que, apesar de as clínicas estéticas já disponibilizarem, ainda não foi experimentado por uma série de clientes. Nessa modalidade de tratamento, ocorre a aplicação de um ácido, o que é bem parecido com o químico; porém, ele tem mais efetividade porque a aplicação acontece em dias seguidos.
Ácido glicólico e verochic: para manchas, rugas recentes e espinhas leves; Ácido salicílico e ferúlico: para manchas medianas e espinhas intensas; Ácido retinóico: para rejuvenescimento, rugas e manchas; Ácido melanin e niacinamida: para rejuvenescimento, clareamento e manchas escuras.