Esta é uma deformidade progressiva da cabeça do bebê que se dá pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas – articulações fibrosas que estabelecem ligações entre os ossos desta região. Suas causas podem estar associadas a fatores genéticos e às condições da gestação.
No caso da Plagiocefalia, há um achatamento da região posterior de forma persistente e conforme o crânio cresce nos primeiros meses, acentua-se rapidamente, a ponto de fazer com que o bebê tenha cada vez mais dificuldade de deitar-se para o lado contrário, formando um ciclo vicioso que precisa ser revertido com ...
No caso da braquicefalia, o tratamento conservador é feito com a ajuda de um capacete ortopédico, conhecido também como órtese craniana, que ajuda a facilitar a simetria do crânio de um bebê.
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. Foto: Você já deve ter notado que, nos primeiros meses de vida, alguns bebês costumam ter um lado da cabecinha diferente do outro.
O processo não é simples. Nossos crânios são extremamente duros, e quando sua formação está completa já é muito tarde para modificá-los. Por isso, a remodelagem tem de ser feita na infância, quando o crânio da criança ainda é "macio" o suficiente para ser seu formato alterado. De preferência, pouco após o nascimento.
Como tratar as crostas na cabeça do bebê
O tratamento proposto depende basicamente de 3 fatores: a idade do bebê, a gravidade da assimetria e a resposta que o bebê está tendo as intervenções (reposicionamento, fisioterapia, etc.). Pode-se recomendar desde fisioterapia até a colocação de órteses cranianas (os conhecidos “capacetes”).
Isso pode ser sinal de refluxo. E se ele ficar se jogando para trás, sem ser quando está comendo, pode ser sinal de frustração - ele só quer um conforto melhor. Este gesto é comum quando o bebê se sente inseguro, ou acha que vai cair. Isso costuma sumir depois dos 4 meses de idade, mais ou menos.
O que faz com que o bebê fique agitado e “brigue” com o peito? Uma causa comum de agitação (fussy), sintomas de cólica é o desbalanço entre leite anterior e leite posterior. Isso pode ser causado por uma pega subótima e mamadas ineficientes ou “inacabadas” ou muito curtas, ou um reflexo de ejeção do leite exacerbado.
Os bebés puxam muitas vezes o seu próprio cabelo. Porquê? Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress.
Como vimos, as mãos do bebê ficarem fechadas é algo natural do recém-nascido e está relacionado à imaturidade do sistema nervoso, que ainda não está completamente desenvolvido para coordenar movimentos mais complexos, como os das mãos e dos dedos.
Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
Durante os nove meses de gestação, além da estrutura hormonal, a respiração da mulher muda e os soluços se tornam mais frequentes. O evento é normal, apenas um reflexo das alterações corporais da futura mãe.
O soluço é um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma, devido a situações como refluxo, consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, assim como uma respiração acelerada por exemplo.
“Em geral, acontece por volta da 20ª semana de gestação, sendo que as primeiras sensações são fracas, como se fossem tremores ou ondas na barriga”, conta Burlacchini. Algumas até mesmo confundem com gases.
Se você já sentiu sua barriga mexer ou tremer, mesmo sem estar grávida, é comum que a primeira coisa que tenha passado pela sua cabeça seja uma possível gestação.