Esta doença é causada por uma deficiência de proteínas na dieta, muito importante para as células do corpo, que contêm proteína que é necessária para reparar as células, produzir novas células e muito útil em processos metabólicos.
Assim como o marasmo, o kwashiorkor é um tipo de desnutrição energético-proteica, no entanto é caracterizado pela deficiência extrema de proteínas que leva a sintomas como edema, pele seca, perda de cabelos, retardo no crescimento, inchaço abdominal e hepatomegalia, ou seja, aumento do fígado.
Devido à redução dos níveis séricos de albumina no ser humano, a grave deficiência de proteína leva a uma menor pressão oncótica. Como resultado, o líquido se acumula nos tecidos, causando inchaço. Pelo mesmo motivo, a deficiência de proteína pode levar ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.
Os sintomas são muito característicos e costumam ser físicos, como por exemplo uma fraqueza muscular, um crescimento desacelerado e o peso muito abaixo do adequado para a idade. Contudo, tontura, fome constante e mal humor, também são sintomas comuns a pacientes com esse problema.
Significado de Marasmo substantivo masculino Condição da pessoa que se encontra apática; ausência de coragem; prostração. Intervalo em que nada acontece; falta de situações relevantes ou acontecimentos importantes; paralisação.
Desnutrição é o nome que se dá à doença causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais de modo geral. Também pode ser causada pela incapacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos que ingere (anorexia, por exemplo).
A desnutrição provoca diversas alterações no funcionamento normal do organismo. A pessoa desntruida fica mais sujeita a sofrer por infecções e ser acometida por outras doenças. Em crianças, a desnutrição pode comprometer o desenvolvimento mental e físico. Nos casos mais graves pode levar até a morte.
Sim, o estômago pode diminuir durante a dieta, caso ele estivesse dilatado devido aos hábitos alimentares que a pessoa tinha antes da mudança alimentar. Mas ele não fica menor do que seu tamanho natural, que é individual e determinado de acordo com a altura e a largura de cada um.
O estômago humano tem um volume interno de 75 mililitros, mas ao relaxar sua parede muscular é capaz de expandir o volume interno para 2 litros ou mais – ou seja, quase 25 vezes o tamanho normal.
O estômago de um adulto tem cerca de 25 centímetros de comprimento e pode se expandir para conter até 0,9 litro de alimento.
Em humanos, o estômago tem um volume de cerca de 50 mL quando vazio. Depois de uma refeição, ele geralmente se expande para suportar cerca de 1 litro de comida, mas ele pode expandir até 4 L de fato.
O estômago alto acontece devido à distensão do abdômen que pode ser provocada por alimentação rica em açúcar e gordura, prisão de ventre e falta de prática de atividade físicas, por exemplo.
Seu comprimento é de 6 a 8 metros; seu diâmetro, de cerca de 3 centímetros.
9 metros