Calunga grande é o mar, a enormidade de seu destino e de seu horizonte. Calunga pequeno é a terra que recebe esses corpos e os transforma em semente.
Significado de Calunga substantivo feminino Divindade secundária de culto banto; a imagem ou fetiche dessa divindade. Qualquer objeto pequeno. Ratinho doméstico, camundongo.
É o Orixá que mantém a estrutura do templo; a sustentação dos terreiros depende do Bará Olodê, aquele que fica fora no relento, ou a frente. OBÁ, Bará rei-de-todos. ODARÁ o Senhor da Felicidade aquele que guia, mostra o caminho, vai na frente. O bará da paz,do branco,o verdadeiro exu de ORIXALÁ.
O Bará Agelú é o menor dos Barás. Ele é representado por um menino de por volta 13 anos. Muito maroto, ele está sempre junto dos Orixás Xangô Agandjú Ibedji e Oxum Epandá Ibedji brincando e ajudando a Mãe Oxum Ademum, já que ela é Mãe de Xangô Agandjú Ibedji e Oxum Epandá Ibedji.
Exu bara logiki, esse Ex pode acompanhar mais de um Orix, dentre eles Ogun, Luf . Ex o Senhor dos Caminhos. ... A esse Ex chamamos - dentre vrios nomes - de Ex Bra ou Bar (que quer dizer "exu dos humanos" ou "ex do nosso corpo humano".
Assentamento de Esú Odara
Exu Akesan É o Exu que fala nos jogos oraculares. Auxilia o Exu Bará do advinho. Divindades relacionadas: Oxumarê, Exu Bará e Orunmilá.
É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo. O Exu também está presente na umbanda, religião brasileira que tomou forma no século 20 e combina iorubá e jejê com espiritismo, entre outras crenças.
é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé. Para os Jeje o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum. ...
O orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água.