A estenose mitral corresponde ao espessamento e calcificação da válvula mitral, resultando no estreitamento da abertura que permite a passagem de sangue do átrio para o ventrículo. A válvula mitral, também conhecida como valva bicúspide, é uma estrutura cardíaca que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
Insuficiência mitral discreta A insuficiência mitral discreta, também chamada de insuficiência mitral leve, não produz sintomas, não é grave e nem necessita de tratamento, sendo identificada apenas durante exame de rotina quando o médico escuta um som diferente ao realizar a ausculta do coração com o estetoscópio.
O que é regurgitação mitral discreta? A válvula mitral separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. O sangue tem sentido do átrio para o ventrículo esquerdo. Algumas vezes pode ocorrer refluxo de sangue no sentido inverso, caracterizando a insuficiência mitral .
Quer dizer que a valva tricúspide, que fica do lado direito do coração, deixa escapar um pouquinho de sangue no sentido inverso. Em geral quando leve não significa nenhum problema sério, mas é importante avaliar se a estrutura da valva é normal, bem como se existe alguma doença associada.
A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito. Os sintomas são indefinidos, como fraqueza e fadiga.
Significa que uma quantidade de sangue retorna para o átrio esquerdo (valva mitral) ou para o átrio direito (valva tricúspide). Dependendo da graduação da valvopatia (mínima, discreta, moderada ou importante) é recomendável acompanhamento regular com o cardiologista.
Insuficiência aórtica (IA) , insuficiência de válvula aórtica (IVA) ou regurgitação aórtica é um transtorno da válvula aórtica caracterizado pelo retorno do sangue da aorta para o o ventrículo esquerdo do coração durante a diástole ventricular. O fluxo sanguíneo ineficiente causa inicialmente fatiga e fraqueza.
Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos. Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
A válvula mitral situa-se na abertura entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. A válvula mitral se abre para permitir que o sangue do átrio esquerdo encha o ventrículo esquerdo e se fecha enquanto o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue somente para dentro da aorta sem voltar para o átrio esquerdo.
Válvula mitral, valva mitral, válvula bicúspide ou valva atrioventricular esquerda é a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo (aurícula esquerda) do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo.
A válvula aórtica situa-se na abertura entre o ventrículo esquerdo e a aorta. A válvula aórtica se abre à medida que o ventrículo esquerdo se contrai para bombear sangue na aorta.
As válvulas do coração abrem nos momentos apropriados para permitir o fluxo para a frente do sangue e, em seguida, fecham para evitar o refluxo do sangue. As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos.