Quando uma mulher descobre que está grávida, muitas emoções mistas tomam conta do seu coração e mente. No primeiro mês de gestação, é normal que não haja grandes mudanças físicas ou sintomas que possam ser percebidos à primeira vista, mas existem algumas sensações a serem esperadas.
A gravidez é sempre um momento muito especial na vida de uma mulher. Porém, nem sempre é fácil perceber os primeiros sinais da gestação. Os sintomas de gravidez podem variar de mulher para mulher e podem demorar a aparecer em algumas mulheres.
As mudanças hormonais durante a gestação também podem causar alterações de humor. Algumas mulheres podem sentir mudanças bruscas de humor, irritabilidade ou tristeza sem nenhum motivo aparente, o que é completamente normal nesta fase.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
O 1º mês de gestação é só o começo deste período cheio de transformações e mudanças na vida das mães e pais. Além disso, as dúvidas sobre o período estão apenas começando, especialmente para quem está vivenciando a 1ª maternidade ou paternidade.
Embora a dor nas costas seja quase sempre considerada um sintoma frequente das últimas semanas de gestação, algumas mulheres podem desenvolver este tipo de dor logo desde o início da gravidez, estando relacionada com as alterações que acontecem no corpo da mulher para receber o bebê.
De qualquer forma, é importante que a mulher se sinta confortável e segura durante toda a gravidez, e isso pode incluir a realização de check-ups regulares com o médico obstetra, seguindo uma dieta saudável e equilibrada, e evitando situações de estresse e ansiedade.
No entanto, existem outros sinais que podem ser notados logo na primeira semana de gravidez, especialmente se a mulher estiver muito atenta ao seu próprio corpo.
Depois de confirmada a gravidez, a mulher deve realizar um exame físico, de preferência ao fim de seis ou oito semanas de gravidez. Nesse momento, a duração da gravidez pode ser estimada e a data do parto pode ser prevista da maneira mais precisa possível.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
Quando este corrimento é acompanhado de mau cheiro ou sintomas como dor ou coceira, é muito importante consultar um ginecologista, já que também poderá indicar uma infecção vaginal, especialmente candidíase. Entenda que alterações do corrimento podem indicar problemas de saúde.
Idealmente, um casal que está pensando em ter um bebê deve consultar um médico ou outro profissional da saúde para discutir se a gravidez é aconselhável. Normalmente, a gravidez é muito segura. Porém, alguns distúrbios podem se tornar graves durante a gravidez. Ainda, para alguns casais, o risco de ter um bebê com problemas hereditários é maior.
Enjoos e vômitos são comuns, principalmente pela manhã, e estes são alguns dos sintomas de gravidez mais conhecidos, que surgem, geralmente, após a 6ª semana de gestação e que podem perdurar por toda a gravidez. Veja em que situações pode surgir enjoo matinal.
Por isso, durante a gravidez, é normal haver inchaço nas pernas, pés e dedos, podendo deixar a mãe sentindo-se desconfortável com o uso de sapatos e alguns acessórios, como anéis.
Durante a gravidez, o útero da mulher abriga e protege o feto em desenvolvimento durante aproximadamente nove meses. É possível monitorar o desenvolvimento do feto durante a gravidez por meio de ultrassonografias de rotina.
A gravidez é um período de cerca de 9 meses, em que a mulher desenvolve um bebê no útero. Durante esse período, ocorrem diversas alterações no corpo da mulher, que podem ser identificadas por meio de sintomas como ausência de menstruação, náuseas e aumento das mamas, por exemplo.
Quando o óvulo é fecundado, pode haver um leve corrimento cor-de-rosa, que na verdade é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas com vestígios de sangue causados pela implementação do óvulo fecundado no útero.
Outra sensação bastante comum é a fadiga ou cansaço extremo. O corpo precisa de energia para sustentar a gestação e por isso as gestantes podem sentir necessidade de descansar e dormir mais.
Para confirmar a gravidez é importante consultar um ginecologista ou um obstetra, que irá avaliar os sintomas, e indicar exames como a dosagem de beta HCG no sangue e o ultrassom transvaginal. Veja o que é a dosagem de beta-HCG e como entender o resultado.
Além do aumento e sensibilidade das mamas, a mulher pode ainda notar alterações nas aréolas, que tendem a ficar mais escura que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região.
Com o avanço da gravidez, o corpo da grávida precisa produzir vários hormônios, como a progesterona, para garantir que o bebê se desenvolve de forma saudável. Quando isso acontece, os músculos da bexiga ficam mais relaxados e, por isso, é mais difícil esvaziar completamente a urina que está dentro da bexiga e, por isso, a mulher pode sentir uma vontade mais frequente para ir no banheiro urinar.
Este sinal acontece devido ao aumento na produção do hormônio beta hCG, que impede que os ovários continuem liberando óvulos maduros. A falta da menstruação pode acontecer até 4 semanas após a concepção e é mais facilmente identificada em mulheres com período regular.