Os problemas estomacais podem causar sintomas desagradáveis, como congestão, estômago estufado, arrotos e enjoos
MITO — Os sintomas relacionados de mal-estar relacionados à popular congestão são suor frio, tontura e, nos casos mais graves, vômitos e desmaio. Quando isso ocorre, devemos deixar a pessoa em repouso em um local fresco e arejado. Geralmente, em cerca de uma hora esses sintomas começam a desaparecer.
A principal dica para evitar a congestão alimentar é fazer um repouso de pelo menos 1 hora após a refeição. Deixe o seu organismo focar no processo digestivo e, em caso de indigestão, repouse por mais tempo.
O agravante de fazer a atividade dentro de uma piscina ou no mar é que, nesse caso, há risco de afogamento, caso a pessoa passe mal. No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante.
"À noite não é bom comer muito, porque alguns hormônios diminuem o metabolismo geral do organismo, o que torna a digestão mais lenta". A verdade é que o hábito de dormir com a barriga cheia pode causar desconforto e distensão abdominal, além de gases.
O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.
Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é colocar o travesseiro bem baixinho, para evitar uma tensão na musculatura cervical. Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.
De acordo com a Ayurveda, conhecimento médico oriental desenvolvido há cerca de 7 mil anos na Índia, o lado que deitamos influencia diretamente na digestão. Por isso, a medicina indiana afirma que deitar-se sobre o lado esquerdo após a refeição tornará a digestão mais rápida e eficaz.
Facilita a digestão Essa é uma simples questão do efeito da gravidade sobre nós. O estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, deitar-se sobre esse lado do corpo faz com que os alimentos passem por esses órgãos mais facilmente.
As pessoas frequentemente perguntam sobre qual lado é melhor dormir para reduzir a azia. A resposta é o lado esquerdo! A entrada do estômago fica do lado direito. Assim, se você dormir sobre esse lado, haverá maior chance de ácido subir pelo seu esôfago.
No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.
Dicas simples para tratar o refluxo
Remédios Alguns medicamentos a base de magnésio ou cálcio podem ser usados durante a gravidez para combater os sintomas de refluxo, como as pastilhas de magnésia Bisurada, o leite de magnésia ou o Mylanta plus. No entanto, é importante lembrar que todo medicamento deve ser tomado de acordo com orientação médica.
O vinagre de maçã funciona muito bem, ou até mesmo comer uma maçã vermelha pode ajudar a amenizar os sintomas de refluxo na gravidez.
"Pelo fato de o útero e o volume abdominal estarem muito elevados, a paciente tem mais refluxo gastro-esofágico perto do final da gravidez. Todos os alimentos com tempo de esvaziamento gástrico maior pioram essa sensação, como carne, leite, iogurte e proteínas.