Ainda, existem dois tipos de averbação: com valor declarado e sem valor declarado. Averbação com valor declarado: o custo será proporcional ao valor do imóvel. ... Averbação sem valor declarado: possui um valor fixo e é destinada à situações como mudanças no estado civil, óbito, questões relacionadas à herança e outras.
Averbar um imóvel significa, basicamente, fazer constar no seu registro modificações de qualquer natureza. A averbação modifica o teor do registro e é feita por determinação judicial.
Como é feita a averbação A averbação consiste no registro de todas as condições do contrato de empréstimo, como o prazo do pagamento, taxas de juros e Custo Efetivo Total (CET), entre outras informações financeiras.
Assim, o comprador pode transferir a propriedade do carro no documento, devendo antes comprovar o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório e das eventuais multas. Ainda, deve ter em mãos o documento do ano anterior quando solicitar a renovação em um posto de atendimento do DETRAN ou do banco credenciado.