A alvenaria de embasamento corresponde às fiadas executadas sobre o alicerce ou viga baldrame, permitindo a passagem de tubulações sem danificar a fundação, o nivelamento do piso e a contenção lateral para aterros do piso.
Material com o qual são construídas paredes, muros etc; geralmente, refere-se às pedras que não foram lavradas. Obra executada com tijolos, pedras brutas, cantaria etc., unidos por meio de argamassa, cimento, gesso etc.: a casa é de alvenaria. Qualquer produto ou obra que tenha sido construída com tijolos, pedra e cal.
O que é casa de alvenaria? Para quem ainda não sabe o que é casa de alvenaria, vamos explicar da forma mais simples possível. Esse tipo de construção é feito com a sobreposição de tijolos, pedras ou blocos de materiais como concreto e vidro, podendo ou não ser usada também a argamassa.
Quais os tipos de blocos de concreto?
Alvenaria de vedação é o tipo de alvenaria que não é dimensionada para suportar cargas verticais, somente seu próprio peso. ... A espessura das paredes de alvenaria varia de acordo com o tamanho do bloco cerâmico que será utilizado.
A projeção de argamassa oferece mais trabalhabilidade, rendimento e resistência quando comparada ao uso da argamassa convencional, feita no próprio canteiro de obras. No sistema de projeção, a argamassa deve ser obrigatoriamente industrializada e específica para projeção.
A NBR define como argamassa industrializada, o material proveniente da dosagem controlada em instalação industrial, de aglomerantes de origem mineral, agregados miúdos e, eventualmente, aditivos e adições em estado seco e homogêneo, ao qual o usuário somente necessita adicionar a quantidade de água requerida ...
A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção. Uma boa argamassa depende tanto das proporções entre esses dois elementos quanto do modo pelo qual se faz a adição da água.
A argamassa usinada é uma alternativa ao sistema convencional que ao invés de ser preparada no canteiro, pelos operários, já chega pronta para ser misturada ao cimento, compensa pelo rendimento e pela economia de tempo. A argamassa conquista os engenheiros e arquitetos pela sua praticidade.