Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em Algoritmos. Logo, um algoritmo deve também ser bem definido, pois é uma máquina que o executará. Uma calculadora por exemplo, para executar a operação de multiplicação, executa um algoritmo que calcula somas até um determinado número de vezes.
Algoritmos são a base do processo de desenvolvimento de software e fazem parte das ferramentas pelas quais programadores criam estratégias para fracionar problemas em etapas e processos que podem ser traduzidos computacionalmente. Na tecnologia, há exemplos de todos os níveis de complexidade.
Em seu conceito original, um algoritmo é uma sequência de regras que têm como finalidade solucionar problemas. Ou seja, são passos esquemáticos que realizam uma tarefa. Na matemática, são utilizados como uma maneira alternativa para realizar cálculos.
O algoritmo da adição é composto por duas parcelas (os valores que são somados) e pela soma ou total (o resultado que dá).
O algoritmo usual é uma das formas de realizar a multiplicação. ... 5 x 5 = 25, mas como ainda tem mais um fator para multiplicar, devemos somar 2 à centena da resposta da multiplicação restante. 5 x 4 = 20, mas devemos adicionar 2 da multiplicação anterior, resultando em 22.
Ao decompor em unidades você separa o número por casas decimais. 1.
A decomposição de números baseia-se na representação do mesmo número de forma diferente. Geralmente a decomposição de números, está relacionada às suas ordens, podendo ser decimal ou centesimal. Podemos exemplificar com o número 236. Ou seja, 200 unidades (centenas) + 30 unidades (dezenas) + 6 unidades (unidades).