As indústrias, em geral, lançam efluentes no solo. Nesse sentido, deve haver um monitoramento dos efluentes, de modo a evitar o lançamento desse efluente contaminado com óleo no solo, causando poluição deste. O órgão ambiental licenciador da atividade pode fazer exigências quanto aos níveis de lançamento no solo.
Estudo de Autodepuração de Corpo Receptor é o estudo que define a capacidade que determinado corpo d'água, seja ele córrego, ribeirão, rio, lago, represa, etc, possui de depurar o residual de matéria orgânica e outros compostos presentes no esgoto e/ou outros líquidos tratados.
Con- sidera-se principal corpo receptor aquele que recebe o maior volume de esgoto sanitário, como rio, mar, lago ou lagoa, baía etc.
2 – OUTORGA PARA DILUIÇÃO DE EFLUENTES Quando um usuário lança efluentes líquidos em um corpo de água, é possível que esteja agregando uma série de substâncias com características físico-químicas e biológicas distintas das originalmente presentes no corpo hídrico.
Existem várias modalidades de coleta de esgotos, a saber: Sistema Unitário - a coleta do esgoto doméstico, pluvial e industrial é processado em um único coletor. Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
1. Gradeamento. A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Em razão disso, a primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro formado por grades.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DO ESGOTO. EM MÉDIA A COMPOSIÇÃO DO ESGOTO SANITÁRIO É DE 99,9% DE ÁGUA E APENAS 0,1% DE SÓLIDOS, SENDO QUE CERCA DE 75% DESSES SÓLIDOS, SÃO CONSTITUÍDOS DE MATÉRIA ORGÂNICA EM PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO.
É o nome que se dá a água após ter sido utilizada em banhos, descargas de vasos sanitários, pias e outros fins. Aqueles originados nas residências formam os esgotos domésticos (cloacal), os despejados pelas fábricas recebem o nome de esgotos industriais e os formados pelas águas das chuvas são os esgotos pluviais.
* Esgoto cloacal: é sistema constituído por tubos, caixas, fossas, e etc. destinados a conduzir o esgoto proveniente de banheiros e cozinhas (águas servidas). Esgoto pluvial (foto): sistema constituído de valetas, canais, tubos e caixas destinados a coletar e conduzir as águas da chuva.