O continente gelado localizado ao redor do Polo Sul se chama Antártida ou Antártica? ... Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”.
Alguns países que reivindicam o território da Antártida são: Argentina, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e França.
Polo Norte, ou Polo Norte Geográfico, (pré-AO90: Pólo Norte) é o ponto de intersecção do eixo de rotação da Terra com sua superfície no Hemisfério Norte, sendo a região que se localiza mais ao norte do planeta. Está situado no Oceano Glacial Ártico, onde o mar está coberto por uma camada de gelo.
As cidades que ficam no Pole Norte, lidam com vários meses de sol direto e depois vários meses de noite sem fim. Essa falta de divisão entre “dia e noite”, num período de 24 horas, é o que leva muita gente a não gostar de morar nessas regiões – sem contar com o clima que pode chegar a -40°.
Os esquimós vivem no Polo Norte ou no Polo Sul? No Polo Norte. Porém, na verdade, eles não vivem exatamente no extremo norte do planeta, mas sim nas regiões do Alasca, do norte do Canadá e da Rússia, que ficam muito próximas à região do Ártico.
Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.
Aí eu tenho que mostrar a eles no Google - 'sim, sim, é uma cidade real'". A pequena cidade de Polo Norte tem uma população de 2.
Os zirianos constituem o maior desses grupos. No extremo norte, levam vida nômade como criadores de renas. Os Lapões habitam o norte da Noruega, da Suécia e da Finlândia. Dedicam-se à criação de renas há pelo menos mil anos.
Roald Amundsen
De olho na riqueza, Canadá, Estados Unidos, Noruega, Rússia e Groenlândia estão investindo em expedições científicas, propaganda, pressão militar e discussão diplomática para dividir a região.
Hoje ficou assim: alguns estudiosos acham "Antártica" mais correto, porque surgiu de um termo grego que quer dizer "anti-ártico", ou "do outro lado do ártico". Como o Ártico é no Pólo Norte do nosso planeta, o anti-ártico é no Pólo Sul. E assim ficou Antártico.
No dia 20 de setembro de 1519, o navegador português Fernão de Magalhães iniciava a primeira viagem feita pelo homem ao redor do mundo. A frota de cinco embarcações, comandada por ele, tinha uma tripulação de mais de 200 homens e partiu do porto de Sevilha.
O Tratado da Antártica foi assinado em Washington, em 1º de dezembro de 1959. A partir desse Acordo, os países que desenvolvem atividades na Antártica se comprometem a dialogar sobre o uso do continente, com o propósito de preservá-lo e de não permitir que se torne objeto de discórdia internacional.
"Muito mais do que Kuwait ou Abu Dhabi", destaca. Porém, hoje não é viável explorar esses recursos, pois — além de expressamente proibido — o custo de extração seria muito alto. Isso porque, ao contrário do Ártico, que é composto principalmente de oceano congelado, a Antártida é um continente rochoso coberto de gelo.
Ele transformou a Antártida em uma área de preservação científica, estabeleceu a liberdade de investigação científica, a proteção ambiental e baniu exercícios militares no continente, proibindo o uso de armas na região. O documento tornou a região uma reserva natural, dedicada à paz e à ciência.
O Tratado da Antártida foi um acordo estabelecido, em 1961, entre doze países que disputavam as terras geladas do continente antártico. ... Isso porque o continente apresenta características extremas e impossíveis para a sobrevivência humana.