Os traços decisivos da filosofia da época da Renascença são: a negação da "sabedoria" livresca e da logomaquia escolástica, a tentativa de sair da cela do monge para a esplanada da natureza, as tendências materialistas apoiadas na experiência sensível, o individualismo e o ceticismo religioso.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos:
Resposta:Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. ... Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
século XV
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
A divisão da filosofia em períodos históricos costuma ser feita em quatro grandes momentos: a Filosofia Antiga (séc. VII a.C. à V d.C.), a Filosofia Medieval (séc. V à XV), a Filosofia Moderna (séc. XVI à XVIII) e a Filosofia Contemporânea (séc.
Filosofia política é uma vertente da filosofia cujo objetivo é estudar as questões a respeito da convivência entre o ser humano e as relações de poder. Também analisa temas a respeito da natureza do Estado, do governo, da justiça, da liberdade e do pluralismo.
A filosofia grega é normalmente dividida em quatro períodos. Dentre os quais estão: O período pré-socrático; período socrático ou antropológico; período sistemático ou aristotélico; e período helenístico. ... O período sistemático é caracterizado pela divisão sistemática de áreas primordiais da filosofia.
A divisão da História atende às convenções sociais, bem como serve para fins didáticos. ... A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
História do Brasil
A História do Brasil é dividida, consensualmente e para fins didáticos, em três períodos principais: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. ... A partir de então, de 1500 em diante, sobretudo a partir da década de 1530, teve início a fase do Brasil Colônia.
Fundação. A descoberta do Brasil, em 22 de abril de 1500, pela esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, com destino às Índias, integra o ciclo da expansão marítima portuguesa. ... A exploração do pau-brasil, monopólio da Coroa portuguesa, foi concedida ao cristão-novo Fernão de Noronha.
José Bonifácio de Andrade e Silva.
Em 1846 no Brasil teve inicio p período de reforma financeira e tributária. Isso porque a constituição de 1824 trazia as novas diretrizes sobre as questões orçamentários do país que antes estavam muito ligadas a coroa portuguesa.
Um importante fato que aconteceu no passado da história do Brasil é a Proclamação da Independência, acontecimento atribuído a 7 de setembro de 1822, quando o então príncipe regente D. Pedro foi interceptado por tropas portuguesas. ... Esse é um importante fato que aconteceu no passado da história do Brasil.
Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos e de forma contínua....Era Vargas.
A década foi importante para o processo de Independência do Brasil, podendo-se destacar o ano de 1808, quando, após a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, a família real portuguesa fugiu para o Brasil, chegando a Salvador (Bahia) em 24 de janeiro, e 4 dias depois foi promulgado por Dom João de Bragança o Decreto ...
A população mundial atinge o primeiro bilhão de pessoas. Alessandro Volta inventa a bateria eléctrica. É eleito o Papa Pio VII. ... Johann Wilhelm Ritter, físico alemão, observa os efeitos químicos da electricidade.
Eventos. 28 de março: O Furacão Catarina atinge os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, deixando 2 mortos e mais de 60 feridos. 15 de abril: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona a lei que cria o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
13 de julho: Pelé recebe o título de Atleta do Século, eleito pelo jornal francês L'Equipe. 12 de setembro: Presidente João Figueiredo inaugura o Memorial JK, em Brasília. 19 de setembro: O barco brasileiro Sobral Santos II afunda no rio Amazonas, no porto da cidade de Óbidos, matando mais de 300 pessoas.
A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.
Em 1982, o Brasil completava 18 anos sob o comando dos militares, período no qual a população só votou em cargos legislativos. Desde 1979, o País caminhava para o fim do regime ditatorial com a Lei de Anistia e o fim do bipartidarismo, medidas que fortaleceram a oposição.
4 de março - James A. Garfield toma posse como Presidente dos Estados Unidos. 7 de março - é fundado o município amazonense de Lábrea. 13 de março - Alexandre II, czar da Rússia, é assassinado pelo grupo revolucionário Narodnaya volya.
Em 27 de agosto de 1883, uma violenta erupção vulcânica destruiu dois terços da pequena ilha de Krakatoa, cujo arquipélago de mesmo nome se situa entre as ilhas de Java e Sumatra, as duas maiores porções de terra que compõem a Indonésia. ... A sucessão de erupções durou 22 horas.
Em 2 de agosto de 1882, os ingleses desembarcam em Alexandria, porto egípcio sobre o Mediterrâneo, sob o pretexto de restabelecer a ordem depois de distúrbios sangrentos. ... A intervenção põe fim à independência do Egito bem como à expansão da França no vale do Nilo.
Eventos. 9 de janeiro: A Lei Saraiva, que estabelece o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o alistamento preparado pela Justiça, é sancionada pelo imperador Pedro II.