Quando um vocábulo possui mais de um significado, chamamos isso de polissemia. ... Quando dois vocábulos diferentes, de origens e significados diversos, terminam convergindo para a mesma configuração fonológica e ortográfica, chamamos de homonímia.
Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.
Por exemplo: “ascender”, “acender”, “sinto”, “cinto”. Palavras perfeitas: são aquelas que possuem tanto grafia quanto pronúncia iguais. O verbo “ceder”, no presente fica “cedo” e o substantivo “cedo” também é igual. Palavras paronímias: a pronúncia das palavras pode ser muito parecida, mas a grafia se difere.
Antonímia é o contrário. É a relação entre palavras de significado oposto, como por exemplo entre frio e quente; ordem e desordem; entre mal e bem, bom e mau, bonito e feio. Por isso dizemos que frio e quente, bom e mau, etc., são palavras antónimas, ou simplesmente antónimos, porque têm significado contrário.