1- A ebulioscopia estuda a ebulição, ou seja, a evaporação. A crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não volátil. E a tonoscopia estuda a diminuição da pressão máxima do vapor.
Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado gasoso.
No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
É um dos estados físicos da água que correspondem a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Nesse caso específico, a água pode se transformar de três formas: ebulição, evaporação e calefação. Para que a ebulição aconteça, a água precisa alcançar a temperatura de 100ºC (nível do mar).
Aprenda os estágios da fervura. Sub-fervura: algumas linhas de bolhas surgem, mas a maior parte da água ainda está quieta. A temperatura é entre 75ºC e 90ºC, ideal para ensopado ou assar carne. Ponto de ebulição: Bolhas pequenas e médias começam a subir e estourar na superfície de toda a água.
Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
Sólido: É o gelo! Em algumas regiões do planeta, o frio é tão intenso que transforma chuvas e lagos, por exemplo, em gelo. A neve e o granizo também são água em estado sólido. Gasoso: O vapor de água é a representação deste estado – o líquido evapora e fica invisível.
Não basta uma cidade ter temperaturas baixas em determinado dia para nevar. É preciso que as nuvens estejam úmidas e que tanto a temperatura da atmosfera como a temperatura do solo estejam baixas (em torno de zero grau ou menos).
A neve forma-se na nuvem por meio da solidificação do vapor d'água quando há queda de temperatura, formando cristais de gelo. O vapor d'água congela-se, formando os cristais de gelo que caem na forma de precipitação (chuva) de neve.