Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objecto percorre a trajectória pendular num intervalo de tempo específico.
Na área de física, é chamado de período o tempo necessário para que um movimento realizado por um corpo volte a se repetir. Por exemplo, em um relógio de pêndulo, o período do pêndulo é determinado pelo tempo que este leva para realizar o movimento de ida e de volta.
Usando a equação do período para um movimento harmônico, o período do pêndulo fica: Note que o período do pêndulo só depende do seu comprimento e da aceleração da gravidade. Ele não depende da amplitude, desde que o ângulo θ se mantenha menor que 5°.
Para que o período de um pêndulo simples, de comprimento L, seja dobrado devemos aumentar o comprimento do pêndulo de: 2L. 4L. 6L.
Assinale o que for correto a respeito de pêndulos simples. I – O período de oscilação completo ocorre quando o pêndulo sai da posição inicial e atinge o ponto diametralmente oposto. II – A frequência de oscilação é diretamente proporcional ao comprimento do fio que compõe o pêndulo.
Resposta: Explicação: Pela formula do periodo, este é diretamente proporcional a raiz quadrada do comprimento, para que ele seja dobrado precisa aumentar o periodo em 4x por a raiz de 4 é 2 que no final será dobradro.