2º Os pacientes graves, submetidos a intubação orotraqueal ou traqueostomia, em unidades de emergência, de internação intensiva, semi intensivas ou intermediárias, ou demais unidades da assistência, deverão ter suas vias aéreas privativamente aspiradas por profissional Enfermeiro, conforme dispõe a Lei do Exercício ...
A aspiração é a aplicação de sucção ao trato respiratório do paciente para ajudá-lo a remover secreções líquidas ou espessas das vias aéreas superiores e inferiores, quando o paciente não tem condições de removê-las sozinho. A aspiração das vias aéreas superiores pode envolver o nariz, boca e orofaringe.
A ventilação mecânica (VM) ou o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada (CARVALHO; JUNIOR; FRANÇA, 2007). Este suporte de vida é utilizado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para diminuir o trabalho respiratório.
Ao escolher este modo ventilatório deve-se indicar a freqüência respiratória, o pico de fluxo, a PEEP, a FIO2, a sensibilidade de disparo, o volume corrente mínimo desejado e a pressão de suporte. O ciclo respiratório começa disparado pelo paciente ou por tempo.
A auto-PEEP é conceituada como a persistência de uma pressão alveolar positiva, ao final da expiração, não intencional, devido à presença de um volume pulmonar expiratório final maior do que a capacidade residual funcional prevista.
O fluxo inspiratório corresponde a velocidade com que o volume corrente é ofertado. O ajuste do pico de fluxo inspiratório pode determinar uma modificação no tempo inspiratório e da relação I:E. Geralmente são utilizados valores entre 40 a 60 L/min, procurando não exceder pressões de pico maiores que 40 cmH2O.
(Peso ideal é igual a altura do paciente em metros ao quadrado multiplicada por 22). Atenção: neste caso o peso ideal é só um cálculo obtido da média de um intervalo de índice de massa corporal saudável, que vai de 20 a 25 kg/m².
Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Dessa forma, uma pessoa que meça 1,65 m e pese 60 kg, por exemplo, deve fazer o cálculo da seguinte forma: 60 ÷ (1,65 x 1,65) = 60 ÷ 2,7225 = 24,04.
Por exemplo, Marcelo tem 74 anos e 1,65 m de altura. Cálculo do peso ideal para Marcelo. O peso ideal para Marcelo é 64,9 kg....Calcular peso ideal para idosos.
Peso ajustado Também chamado de peso ideal corrigido, é calculado com base nos pesos atual e teórico, quando o indivíduo significativamente abaixo ou acima do seu peso saudável (índice de adequação menor que 95% ou superior a 115%).
Fre- quentemente é usado o peso ajustado [Peso ideal ajustado = Peso ideal + (peso real – peso ideal) x 0,25)20(D)] para cálculo da terapia nutricional no obeso, ofertando assim 20 kcal/kg de peso ajustado/dia13(B).
A equação é ((PI-PA / PA) * 100 = percentual de perda de peso. Nessa equação, PI representa o "peso inicial" medido no início e o PA representa o "peso atual", medido no final. O número resultante será a porcentagem total perdida do seu peso inicial.