Synsepalum dulcificum
Adubar com composto orgânico, pode ser 200 de matéria orgânica bem curtida + 10 gr de N-P-K para vasos; para cultivo no solo utilize 1 kg de matéria orgânica bem curtida e 30 g de N-P-K - distribuídos em círculos em sulcos à 3 cm de profundidade e distanciados 10 cm do caule.
A fruta-do-milagre é nativa das florestas pluviais da África Ocidental e cultivada por colecionadores de regiões tropicais, assim como no Brasil. Seu nome científico é Synsepalum dulcificum ou Sideroxylon dulcificum, mas ela também é conhecida como Fruta milagrosa, Miracle fruit e Miracle berry.
Onde encontrar essa fruta? O camu-camu pode ser encontrada no Norte brasileiro - em especial, nas margens dos rios amazônicos, principalmente em épocas de cheia. Os frutos surgem em abundância no período do verão e costumam ser consumidos por povos ribeirinhos e diferentes animais.
Jambo é rico em antioxidantes Bem, de uma forma geral ele combate os radicais livres, que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Aliás, como o próprio nome indica, ele impede a oxidação das células, que pode gerar o envelhecimento precoce ou mesmo o câncer.
O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva e, de acordo com a sabedoria popular, dele pode-se aproveitar, além do fruto, as flores, as folhas e as raízes.
É rico em antocianinas Os frutos da família Myrtaceae, como o jambo, possuem uma grande quantidade de antocianinas, principalmente em suas cascas. Essas substâncias são responsáveis pela cor vermelha do fruto e possuem atividade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.
Jambo-amarelo é a variação mais doce da fruta Assim como as suas variações, ele também é rico em antioxidantes, reúne os benefícios das vitaminas A, B1 e B2, é fonte de potássio, zinco e magnésio e funciona como um excelente diurético, especialmente para quem sofre com a retenção de líquidos.
As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.
Árvores Pawpaw (5-7 anos) O papaia leva entre cinco e sete anos para frutificar. Os frutos de mamão são conhecidos por amadurecer entre os meses de agosto a meados de setembro.
Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim, você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade. A cerejeira amarela é menos atraente para os pássaros, mas pode levar seis anos ou mais para dar frutos.
Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Hoje, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é reduzido, mas o ditado é antigo e sábio.
Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”! Isto porque antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzirem os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, este tempo é bastante reduzido, porém o ditado é antigo e sábio.