Cólera é uma doença infecciosa intestinal, causada pela toxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae, o chamado vibrião colérico. Em 80% a 90% dos casos, o quadro instalado não se diferencia de outras diarréias e melhora espontaneamente, apenas com hidratação oral.
O Vibrio cholerae, também conhecido como vibrião colérico, é o agente causador da cólera. Esta bactéria é membro do gênero Vibrio, da família Vibrionaceae. Foi descoberto em 1883 por Robert Koch, e deve seu nome à sua aparência quando observado ao microscópio óptico.
A Transmissão da esquistossomose é bem complexa e composta por uma diversidade de fatores condicionantes, então o controle da doença depende de várias ações e medidas preventivas: a) diagnóstico precoce e tratamento oportuno; b) vigilância e controle dos hospedeiros intermediários; c) ações educativas em saúde; d) ...
Não há vacina contra malária, mas existem várias medidas de proteção individual que podem ser adotadas pela população para reduzir a possibilidade da picada do mosquito transmissor da doença, como usar repelente; usar cortinados e mosquiteiros; usar telas em portas e janelas; evitar frequentar locais próximos a ...
Doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor.
A toxoplasmose é uma doença causada por parasita com distribuição mundial. O seu agente é o toxoplasma gondii que é um protozoário intracelular obrigatório. Em pacientes imunocompetentes pode causar síndrome mono-like ou cursar assintomático, e infecção latente pode persistir por toda a vida.
A neurotoxoplasmose, também chamada por toxoplasmose cerebral, toxoplasmose do sistema nervoso central, é uma infecção no cérebro que ocorre em pessoas com imunidade baixa. É um tipo grave de toxoplasmose e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada adequada e precocemente.