Definições • Filogénese: história da evolução de uma espécie ou qualquer outro grupo. Ontogénese: conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias, pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até á forma adulta.
Ontogenia ou ontogênese refere-se ao processo biológico de desenvolvimento dos indivíduos, desde a fecundação do óvulo até a maturidade. A ontogenia compreende o estudo do desenvolvimento de um organismo e das suas transformações em cada etapa.
De acordo com certos psicólogos, a ontogênese refere-se aos fatores na vida dos seres humanos, após o nascimento, pois acreditam que a psique tem sua forma especial de desenvolvimento, sua própria embriologia, fisiologia, evolução estrutural e patologia. ...
3. Filogénese • Filogénese: é a "história da evolução de uma espécie ou qualquer grupo hierarquicamente reconhecido". Ontogénese • Ontogénese: "traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-- embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta". ...
Significado de Filogênese substantivo feminino Evolução das espécies segundo a doutrina do transformismo; estudo científico dessa evolução.
Em biologia, filogenia (ou filogênese) é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (por exemplo, espécies, populações), que é descoberto por meio de sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos.
Na filogenia, grupo de espécies com um ancestral em comum exclusivo e grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum, chama-se monofilético. Espécies que são descendentes de ancestrais distintos fazem parte de um grupo polifilético.
Como ocorre a filogenia? A troca de informações de uma espécie para a outra ocorre de duas maneiras: transferência vertical e transferência lateral. A diferença entre essas duas maneiras é que no primeiro caso as características são passadas de progenitores para os seus descendentes.
As filogenias desenvolvidas a partir de genética molecular têm sido particularmente úteis na biologia da conservação para identificar a distinção evolutiva de espécies ameaçadas de extinção, a paternidade em programas de melhoramento em cativeiro e os níveis de hibridação e endogamia entre espécies.
A importância da filogenia é que ela é uma ferramenta que nos auxilia no estudo da evolução de um grupo ou, de uma determinada característica dentro de um grupo. ... Portanto, para abordar a evolução da locomoção bípede dos humanos devemos analisar, também, as formas de locomoção destes animais.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo rotineiramente utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
O cladograma é um diagrama no qual são representadas as relações evolutivas entre os seres vivos. Um cladograma é composto pela raiz, ramos, nós e terminais. A raiz representa um provável grupo ou espécie ancestral. O nó é o ponto de onde partem as ramificações, os ramos.
Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica".
As ramificações de um cladograma representam as relações de ancestralidade, sendo um ramo, o ancestral do táxon (espécie, gênero, grupo artificial) que o segue. Os nós representam os eventos de cladogênese (divergência entre os táxons). A raiz representa o ancestral comum de todos os nós incluídos no cladograma.
Elementos do cladograma Em alguns cladogramas, as linhas também são utilizadas como escala de tempo evolutivo, isto é, seu tamanho representa o maior (linhas maiores) ou menor (linhas menores) tempo entre o surgimento dos diferentes grupos.
Resposta: Cladograma é tipo de diagrama que mostra a relação de parentesco entre os táxons (espécie, gênero...). É importante para agrupar aqueles que possuem características que são compartilhadas (ou seja, organismos que são mais próximos filogeneticamente).
Resposta