– Modo de usar e cuidados
É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma.
Não puxe a alavanca com toda a força, já que o excesso de pressão pode afrouxar o cabo mais rapidamente. E fique atento com o botão de acionamento. Ele só deve ser apertado na hora de destravar a alavanca.
O funcionamento do freio eletrônico é bem simples. ... O freio eletrônico é acionado por meio de um botão, que deve ser apertado ou puxado, dependendo do veículo. Isso fará com que um sinal seja enviado para ativar os motores elétricos contidos nas pinças de freio traseiras.
O ar comprimido atua em todo o sistema de frenagem (freio de serviço, estacionamento ou motor). No freio de estacionamento, a válvula retira o ar comprimido acumulado nos cilindros e, por meio da mola, aciona os freios estacionando o veículo.
“Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.